Pesquisadores discutem desafios para comunicar sobre a Amazônia e o desenvolvimento sustentável

Com transmissão on-line pelo YouTube no dia 14 de maio, às 18 horas, webinar terá a participação de pesquisadores do Centro de Estudos da Amazônia Sustentável da USP

 10/05/2024 - Publicado há 1 mês
Desafios de comunicar sobre a Amazônia são tema de evento on-line – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

.
Discutir os caminhos e entraves para a sustentabilidade da Amazônia e como comunicá-los efetivamente são os objetivos do webinar Amazônia Sustentável: como comunicar desafios e potenciais, que ocorre nesta terça-feira, dia 14 de maio, às 18 horas, com transmissão on-line pelo canal do YouTube CRP EAC USP neste link. A participação é gratuita e aberta ao público. Para fazer inscrição no evento e receber certificado de participação, basta preencher o formulário on-line clicando aqui.

O evento é promovido por grupos de pesquisa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e traz como convidados os pesquisadores do Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (Ceas-USP), Paulo Artaxo, Cláudia Azevedo-Ramos e Gabriela di Giulio. Eles vão discutir a relação entre clima e desenvolvimento na região amazônica e questões de ordenamento territorial da Amazônia, seus desafios e oportunidades. Também será apresentado o Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (CEAS). 

Paulo Artaxo é professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física (IF) da USP, especialista em física aplicada a problemas ambientais. É membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), coordenador do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Globais e membro do INCT Mudanças Climáticas. Coordena o Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (CEAS) da USP.

Cláudia Azevedo-Ramos é professora do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA) da Universidade Federal do Pará, Brasil. Suas pesquisas, com foco na região amazônica, estão relacionadas a política, manejo e governança florestal, em prol de um desenvolvimento regional que inclua o uso e a conservação da floresta, com benefícios sociais.

Gabriela Marques di Giulio é professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, integrante do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, vice-líder do grupo de pesquisa Ciris – Governança, Risco e Comunicação e pesquisadora permanente do Incline/USP. Integra a Coordenação do Programa Biota Fapesp e é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).

Com duração de uma hora e meia, o evento é promovido e realizado pelo Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM), Centro de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da USP (Cecorp USP) e Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP).

A transmissão do evento estará disponível neste link. Mais informações  pelo e-mail observatoriosustencom@gmail.com.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.