![Foto: Cecília Bastos/USP Imagens](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170119_00_parceria_prg3.jpg)
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Apresentar a USP a alunos de escolas públicas e estimulá-los a concorrer a uma vaga na Universidade é um objetivo que guiou diversas iniciativas institucionais até hoje: desde a criação de bônus no vestibular e projetos para levar os estudantes aos vários campi da USP até ações nas redes sociais e visita de “embaixadores” nas escolas.
Agora, uma nova proposta quer ampliar ainda mais o diálogo com estes jovens e atingi-los em grande escala. No dia 18 de janeiro, a Pró-reitoria de Graduação da USP, responsável pela definição das normas e políticas de ingresso na Universidade, se reuniu com coordenadores de Polos das Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo para estabelecer parcerias e discutir formas de aproximar os alunos da Universidade.
Existem 91 diretorias de ensino no Estado, organizadas em 15 polos regionais. O órgão é o responsável por fazer a ponte entre as determinações da Secretaria Estadual de Educação e as escolas. Entre as atribuições das diretorias estão a coordenação e supervisão das atividades realizadas nas escolas estaduais e a inspeção das condições de funcionamento das escolas municipais e particulares.
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![Foto: Cecília Bastos/USP Imagens](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170119_00_parceria_prg5.jpg)
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Os coordenadores de todos os polos foram convidados à reunião de trabalho, realizada na Cidade Universitária, que apresentou o programa Vem pra USP!: a ideia é tirar dúvidas sobre o ingresso na Universidade – esclarecendo, principalmente, que todos os cursos de graduação da USP são gratuitos -, além de identificar e valorizar talentos.
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![Foto: Cecília Bastos/USP Imagens](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170119_parceria_prg_pessoas1.jpg)
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![20170119_parceria_prg_pessoas2b](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170119_parceria_prg_pessoas2b.jpg)
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![Tania Casado, Sonia Maria Castellar e Gerson Yukio Tomanari - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170119_parceria_pro_graduacao.jpg)
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“Com esse programa, a Universidade busca envolver todas as escolas do Estado de São Paulo, principalmente da rede pública, desde as mais distantes da capital, até aquelas ao redor, de maneira a explicar o que é a Universidade, como são os cursos, como é o acesso, e fazer uma parceria direta com os dirigentes de ensino, que irão falar com os diretores de escolas e com os professores”, conta o pró-reitor de Graduação da USP Antonio Carlos Hernandes.
A partir dos 15 polos regionais, a parceria tem o potencial de atingir as mais de 5 mil escolas do Estado. Na reunião do dia 18, compareceram coordenadores de várias regiões de São Paulo, além de Guarulhos, Sorocaba, Araraquara, Caieiras e Pindamonhangaba.
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Depoimentos
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![Foto: Cecília Bastos/USP Imagens](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170119_prg_maria_ap_nascimento-298x300.jpg)
Maria Aparecida do Nascimento Barretos
Coordenadora do Polo Regional da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul
A USP, para os alunos da escola pública, é algo muito longe. Precisamos ampliar a visão deles, mostrar caminhos. São muitos cursos que eles podem almejar, sonhar e muitos, na minha região, não enxergam essa possibilidade.
![Foto: Cecília Bastos/USP Imagens](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170119_prg_maria_jose_zaccaro-300x295.jpg)
Maria José Serra Vicente Zacarro
Coordenadora do Polo Regional da Diretoria de Ensino Araraquara
Sempre nos interessamos por iniciativas que possam favorecer nosso aluno. Somos educadores apaixonados e precisamos fazer o melhor por esses meninos. Agora vamos nos reunir com os dirigentes do polo e avaliar o que podemos fazer.
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![Foto: Cecília Bastos/USP Imagens](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170119_prg_gicele.jpg)
Gicele de Paiva Giudice
Coordenadora do Polo Regional da Diretoria de Ensino Pindamonhangaba
Muitos alunos da rede pública, infelizmente, desconhecem a Universidade de São Paulo e aqueles que conhecem têm a visão de que é um lugar muito difícil de entrar. Precisamos fomentar esse sonho nos nossos alunos. Competência e habilidade eles têm.