Confira dicas para a prova da primeira fase da Fuvest

Supervisor acadêmico da Fuvest, Fábio Rodrigues recomenda visitar o local de prova com antecedência e chama atenção às medidas de biossegurança implementadas ao exame

10/12/2021 - Publicado há 2 anos
Medidas de prevenção contra a covid-19, implementadas na última edição da Fuvest, serão mantidas – Arte sobre foto/USP Imagens

A primeira fase da Fuvest, vestibular para admissão na Universidade de São Paulo, ocorre no próximo domingo, dia 12. Os estudantes terão cinco horas para responder a 90 questões de múltipla escolha que abarcam os conteúdos do ensino médio e poderão conferir a correção ao vivo na Rádio USP e Canal USP, às 20 horas de domingo. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1º Edição, o professor Fábio Rodrigues, supervisor acadêmico da Fuvest, relembra os candidatos de algumas informações importantes para o dia da prova.

Rodrigues conta que as medidas de prevenção contra a covid-19, implementadas na última edição da Fuvest, serão mantidas, de modo a garantir a segurança dos alunos. O uso de máscaras é mandatório e, para assegurar o distanciamento, as salas serão ocupadas com apenas 50% de sua capacidade. Também não será permitido comer na sala de realização do exame: “Os candidatos poderão tomar líquidos, mas, para consumir alimentos sólidos, os fiscais irão conduzi-los a um lugar específico e adequado para isso”. Demais informações estão no manual de biossegurança enviado por e-mail aos estudantes e disponibilizado no site da Fuvest, completa o professor, que recomenda uma leitura atenta.

O portão para a prova abrirá ao meio dia, meia hora antes do que o usual, para evitar aglomerações na entrada. O fechamento ocorre às 13 horas, e alunos que chegarem após tal horário não poderão realizar a prova. Rodrigues destaca que os locais de prova já estão disponíveis na Área do Candidato: “Nós recomendamos que os alunos visitem o local no sábado, meçam o tempo de locomoção até lá e atentem-se para as linhas do transporte público que estarão circulando no domingo”, diz.

O único material essencial para a realização da Fuvest é a caneta esferográfica “azul”, mas o uso de lápis e borracha para rascunho também é permitido. Celulares e relógios de pulso deverão ser desligados e mantidos em um envelope lacrado, fornecido pelo fiscal, durante toda a prova. Ademais, o professor relembra que alimentos, documento, álcool gel e máscara extra poderão permanecer com os alunos.

O gabarito oficial da Fuvest será divulgado em seu site logo após o encerramento da prova, às 19 horas. A partir das 20 horas, a Rádio USP e o Canal USP transmitem a correção ao vivo da 1ª fase. Vestibulandos podem acompanhar os comentários de professores do curso pré-vestibular MedEnsina e antecipar seus resultados. A divulgação da nota de corte e lista de aprovados para a segunda fase do exame está prevista para o dia 21 de dezembro, conta Rodrigues, que finaliza desejando uma prova tranquila a todos os candidatos.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.