Novo curso de difusão da USP orienta profissionais para redes de proteção social básica

Curso é direcionado a profissionais dos serviços de educação, saúde e assistência social e une saberes acadêmicos e cotidianos; inscrições estão abertas até o dia 27 de julho

18/07/2023 - Publicado há 1 ano
Curso aborda redes da proteção social básica – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

.
O trabalho desenvolvido por três unidades da USP a partir de 2020 – Faculdade de Educação (FE), Faculdade de Saúde Pública (FSP) e Escola de Enfermagem (EE)  -, impulsionado pelos desafios de enfrentamento da pandemia de covid-19, deu origem ao novo curso Educação, saúde e assistência social: redes complementares na proteção social básica, que tem inscrições abertas até o dia 27 de julho neste link.

O curso é direcionado a profissionais dos serviços de educação, saúde e assistência social, estudantes de pós-graduação e terá 90 horas de duração, sendo 60 horas teóricas e 30 horas práticas. Ele acontecerá na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP às quintas-feiras, entre 19h e 23h, no período de 10 de agosto a 14 de dezembro de 2023.

O curso é desdobramento do projeto Inovação e Políticas Sociais: Integração de Conhecimentos na Formação Interdisciplinar no Território, financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e desenvolvido pelas três unidades da USP que organizam o curso. Esta parceria se iniciou em 2020, por demanda da rede de escolas públicas que constitui o Núcleo de Avaliação Institucional da Faculdade de Educação (NAI-Feusp), na busca por construir respostas ao desafio trazido pela pandemia de covid-19.

O curso aposta na reunião de saberes acadêmicos e cotidianos, constituídos na própria execução das políticas públicas de proteção social básica e tem dois objetivos centrais, a colaboração com a articulação intersetorial entre as políticas de educação, saúde e assistência social nos territórios de seus equipamentos e serviços locais, e a percepção de especificidades que possam colaborar na construção em contextos específicos.

“Ótimos exemplos de articulação intersetorial iniciam localmente, pela aproximação de equipamentos em torno de demandas específicas”, comenta Leonardo Musumeci, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. “Pensando nisso, a proposta busca, recapitulando a longa experiência de territorialização do campo da saúde, inicialmente, compreender os territórios para, então, buscar adaptar os serviços a eles”, afirma Sonia Kruppa, professora da Faculdade de Educação da USP e coordenadora do NAI-Feusp.

O curso também se propõe a articular formação inicial e continuada de estudantes de distintas graduações da universidade, além de profissionais que trabalham em equipamentos públicos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

“Apesar de estudos e experiências de gestão pública demonstrarem a importância da gestão intersetorial de políticas em áreas sociais, as práticas acadêmicas de formação e a atuação profissional ainda se mantêm relativamente isoladas”, ressalta Cleide Lavieri Martins, professora da FSP.

Para mais informações clique aqui. As inscrições estão disponíveis neste link.

.

Da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Saúde Pública