Minutos que mudam o jogo: campanha da USP alerta para identificação rápida dos sintomas de AVC

Campanha do Curso de Medicina da USP em Bauru, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, mostra como prevenir a doença que mais atinge pessoas no Brasil; ação terá divulgação durante os jogos da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro

27/10/2023 - Publicado há 8 meses
Campanha alerta para sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das doenças que mais matam no Brasil – Foto: Freepik

.
É difícil encontrar um torcedor que não se lembre de uma vitória pra lá de emocionante do time do coração conquistada nos acréscimos, como aquele gol no finzinho do jogo que chega até a mudar a história de um campeonato. Mas não é só no futebol que tudo pode mudar em questão de minutos. Quando se fala em Acidente Vascular Cerebral (AVC) , o popular derrame, minutos mudam o jogo e podem salvar vidas. Minutos que Mudam o Jogo é o título da campanha promovida pelo Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para alertar a população no Dia Mundial de Prevenção do AVC, instituído em 29 de outubro.

“O AVC é a doença que mais mata no Brasil e uma das doenças que mais matam no mundo. Nosso objetivo com essa campanha é, além de falar do AVC, destacar que esta doença é uma emergência com uma janela terapêutica pequena. Ou seja, o diagnóstico imediato e o tratamento precoce podem salvar a vida de um paciente e reduzir a chance de sequelas”, detalha Julio Cesar Garcia Alencar, médico emergencista, docente da Medicina FOB e um dos idealizadores da campanha.

Matheus Menão Mochetti, aluno de Medicina da FOB, pesquisador na área de AVC e também idealizador da ação aponta números que evidenciam a relevância da temática: “Uma a cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida, totalizando mais de 15 milhões de novos episódios por ano. No Brasil, são cerca de 11 óbitos por hora pela doença. Para diminuir esses números, acreditamos que o acesso à informação em saúde é a ferramenta mais poderosa que temos”.

Dessa forma, a ação Minutos que Mudam o Jogo contará com publicidade do slogan da campanha durante os jogos da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro (no fim de semana em que se celebra o Dia Mundial do AVC), material no site da CBF e um vídeo da TV USP Bauru divulgado em redes sociais da USP e da própria Confederação. A principal meta da ação, segundo os organizadores, é divulgar de forma mais ampla possível quais são os primeiros sinais de quem está tendo um AVC e como proceder.

Como reconhecer os sinais

A campanha utiliza a sigla “Samu” para ajudar a população nesse reconhecimento:

• S de Sorria: peça para a pessoa sorrir e observe se a boca está torta;
  • A de Abraço: peça um abraço e veja se a pessoa consegue levantar os dois braços;
  • M de Música: peça para a pessoa dizer uma frase ou cantar e repare se há dificuldade na fala;
  • U de Urgência: se notar um ou mais desses sinais, acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192 o mais rápido possível.

Confira o vídeo da campanha elaborado para as redes sociais:

.
“Gol de placa”

Sabendo da importância de reconhecer esses sinais e de como minutos podem ser valiosos, Mochetti reforça que a ideia da campanha é mesmo marcar essa relação da doença com o futebol. “No AVC, enquanto o tratamento não é iniciado, são cerca de 2 milhões de neurônios que morrem a cada minuto, o que ilustra a célebre frase: ‘Tempo é cérebro’. No futebol, sabemos que, muitas vezes, são os lances entre os 45 do segundo tempo e o apito final do juiz os mais decisivos da partida. Nos dois casos, a mensagem é clara: minutos mudam o jogo”.

O médico Julio Alencar complementa essa analogia em relação ao “gol de placa” que os profissionais de saúde podem fazer quando um paciente com AVC é levado de forma rápida ao serviço de saúde. “A cada medicação que injetamos e vemos a melhora imediata da pessoa é como se fosse um ‘gol de placa’. Por isso, ressaltamos a sigla Samu e também o próprio serviço do Samu, que atende pelo telefone 192 e é quem deve ser acionado em caso de suspeita de AVC. O Samu é quem levará o paciente no tempo adequado e no lugar adequado”, conclui.

A campanha Minutos que Mudam o Jogo conta com apoios da TV USP Bauru (órgão da Prefeitura do Campus USP Bauru), da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), da Federação Latino-Americana de Emergência (Flame), da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FOB/USP, da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da Medicina (Lannusp) da FOB/USP, da Liga Acadêmica de Saúde em Afasia (Lasa) da FOB/USP e da Casa da Afasia da FOB/USP.

A Campanha também poderá ser vista no dia 29 de outubro pelo Instagram nos perfis  @cbf_futebol, @brasileirao@abramede, @flame_oficialem@tvuspbauru, @lannusp@lasa.usp@fobuspbauru.