Livro convida crianças para o universo transformador da Ciência

Evento de lançamento de “Bel, a Experimentadora” terá debate sobre representatividade de gênero e racial na Ciência

21/08/2023 - Publicado há 8 meses
Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: Freepik e Pexels

Com o propósito de incentivar o letramento científico das crianças e seu papel transformador, o professor da Faculdade de Medicina da USP Bruno Gualano lançará o livro Bel, a experimentadora, no Instituto da Criança e do Adolescente, em 24 de agosto, às 11 horas, pela Moah! Editora.

Na ocasião, será promovido um debate sobre a (sub)representatividade de gênero e racial na Ciência e a importância da maior interação do/a cientista com a comunidade, com a participação da professora Adriana Alves (coordenadora do Escritório USP Mulheres) e da doutoranda da FMUSP Tamires Nunes, com mediação da jornalista Luiza Caires. O evento seguirá com a contação da história do livro, feita por crianças.

Nessa publicação, o autor nos apresenta Bel, uma menina que busca desvendar o porquê das coisas e para isso faz experimentações, bem ou malsucedidas, junto ao fiel escudeiro Galileu, seu gatinho assistente, despertando a atenção das pessoas. Seria Bel uma bruxinha má, como desconfiam as crianças do bairro? Ou uma pesquisadora mirim, cheia de dúvidas? Até onde nos levará a curiosidade dessa garota?

Foto: Divulgação / Moah! Editora

A narrativa é ricamente ilustrada pela artista gráfica e ilustradora formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP Catarina Bessel, Nela, surgem personalidades como Marie Curie, Mercedes Bustamante e Galileu Galilei, devidamente homenageados no livro por seus feitos e importância na História da Ciência. A obra conta com o apoio da FMUSP e tem o prefácio de Natália Pasternak, que destaca o valor do pensamento científico e de se mostrar a Ciência como algo encantador a crianças e adultos, e presente em nosso dia a dia.

Para Gualano, um dos criadores do canal de divulgação Ciência InForma e colunista da Folha de S.Paulo, a Ciência é agente de transformação: “Se cada criança, em cada cantinho deste país, tivesse a oportunidade de descobrir o poder transformador do pensamento científico, tenho a convicção de que teríamos uma sociedade mais crítica, saudável, próspera e equitativa“.

Por meio deste livro, o autor deseja contribuir para a popularização da Ciência e o letramento científico das crianças ‒ e seus reflexos em âmbito social ‒, e assim está buscando o apoio de organizações e empresas interessadas em fazer doações do livro a hospitais infantis e a projetos sociais voltados para as crianças. Nesta primeira edição, mais de 80% da tiragem será destinada à doação, com o apoio da Universidade de São Paulo e de algumas empresas parceiras, contemplando hospitais como o Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) e o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI). Quem quiser colaborar ou propor parcerias, pode entrar em contato diretamente com ele pelo e-mail gualano@usp.br ou escrever à sua editora, heloisa@moaheditora,com.br.

Serviço

Livro Bel, a Experimentadora – 32 páginas, brochura, colorido.

Lançamento: 24/08/2023, às 11 horas, no Instituto da Criança e do Adolescente – Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 05403-000