“Jornal da USP” é selecionado em edital para podcasts de ciência do Instituto Serrapilheira

Projeto vai mostrar os impactos do ser humano sobre os ecossistemas marinhos e as consequências gravíssimas disso para o futuro do planeta e da própria espécie humana

 29/08/2023 - Publicado há 10 meses
Por
Corais branqueados no litoral do Rio Grande do Norte, em 2020: aumento na ocorrência de ondas de calor será um dos temas abordados no podcast – Foto: Natalia Roos/LECOM-UFRN

.
O Jornal da USP foi uma das nove organizações selecionadas no edital do Camp Serrapilheira 2023, voltado à produção de podcasts que tenham a ciência como um de seus ingredientes principais. O projeto do jornal, intitulado O mar não está pra peixe e coordenado pelo jornalista Herton Escobar, vai mostrar como atividades humanas estão causando uma deterioração acelerada dos ecossistemas marinhos ao redor do mundo, com consequências gravíssimas para toda a vida na Terra. Aquecimento global, pesca predatória, poluição plástica e mineração marinha serão alguns dos temas abordados no podcast.

O podcast seguirá um formato de jornalismo literário, costurando entrevistas com especialistas, relatos de campo e referências históricas para mostrar os impactos do homem no oceano. Em todas as abordagens, o objetivo será mostrar a importância dos ecossistemas marinhos, descrever as ameaças a que eles estão sendo submetidos, destacar as consequências desses impactos e discutir as possíveis soluções para eles.

A boa notícia no meio disso tudo é que ainda dá tempo de mudar o rumo dessa história de destruição ambiental. Mas tem que ser agora! O projeto está em sintonia com os objetivos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), da Organização das Nações Unidas (ONU), e chega num momento crítico da relação homem-oceano, em que a temperatura média de superfície do oceano está no nível mais alto já registrado pela ciência (desde 1979), aproximando-se de 21 graus Celsius. Uma consequência imediata disso é o branqueamento em massa de corais, como já está sendo registrado em vários pontos do planeta.

A produção do podcast terá início já nas próximas semanas, com lançamento do primeiro episódio previsto para junho de 2024. Os resultados do edital foram anunciados nesta terça-feira (29) pelo Instituto Serrapilheira, uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, que financia projetos de pesquisa, jornalismo e divulgação científica no Brasil desde 2017.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.