História do surgimento do Homo sapiens é tema de curso com inscrições abertas na USP

Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP com o paleoantropólogo Walter Neves, curso terá 60 vagas preenchidas por sorteio

 Publicado: 02/04/2024     Atualizado: 04/04/2024 as 8:52
O paleoantropólogo Walter Neves será o palestrante do curso de difusão – Foto: Canal USP

.
Texto: Mauro Bellesa*

Os interessados em participar da terceira edição do curso de difusão científica Debates Contemporâneos em Paleoantropologia, a ser ministrado de 17 de maio a 2 de agosto pelo paleoantropólogo Walter Neves, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, deverão se inscrever de 1º a 19 de abril no Sistema Apolo para uma das 60 vagas disponíveis, que serão preenchidas por sorteio.

O curso será gratuito e presencial (não haverá transmissão on-line), na Sala Alfredo Bosi, sede do IEA, no bairro do Butantã, em São Paulo. O público-alvo são os interessados em evolução humana, sobretudo alunos de graduação, graduados e pós-graduados, além de professores universitários, todos de qualquer área do conhecimento.

Os selecionados deverão ser fluentes na leitura em inglês, uma vez que as aulas não serão expositivas, mas de discussões de textos previamente disponibilizados, quase todos em inglês. A confirmação da matrícula ocorrerá em 22 de abril.

O curso terá 11 aulas, sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h30, a partir de 17 de maio, totalizando 27 horas e meia. Serão aprovados os alunos que obtiverem nota igual a 5,0. A avaliação será baseada em notas de testes de verificação de leitura e no grau de participação nas discussões.

Características únicas

Professor titular aposentado do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana do IEA, Neves ressalta que as características únicas do ser humano fazem com que a espécie pareça ser especial e diferenciada das outras formas de vida no planeta, o que leva à busca de explicações sobrenaturais para sua origem.

“Ainda hoje, grande parte da sociedade mundial defende e promove tais visões para a origem do ser humano, apesar de mais de 150 anos de descobertas científicas mostrarem que somos o produto de uma série de contínuas inovações evolutivas que ocorreram nos últimos 7 milhões de anos”, destaca Neves.

Durante o curso, ele tentará conectar as características mais notórias da espécie humana com o momento em que elas surgiram em sua linhagem evolutiva, para construir uma perspectiva sobre a longa história que resultou no surgimento do Homo sapiens. Os alunos terão a oportunidade de explorar cinco aspectos:

 a diversidade de espécies que caracteriza a linhagem evolutiva humana e o caráter não linear dessa evolução;

 o momento do surgimento das principais inovações biológicas que definem a espécie humana e sua importância para o processo evolutivo;

 as diferenças e semelhanças entre os seres humanos e os chimpanzés, que representam a espécie viva mais próxima dos humanos do ponto de vista genético e de sua capacidade intelectual;

 as circunstâncias ambientais, ecológicas e sociais que permitiram a evolução e o sucesso da espécie humana;

 o que torna o ser humano verdadeiramente humano.

Para concorrer a uma vaga no curso clique aqui.

.

* Da Assessoria de Imprensa do IEA-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.