Ferramenta ajuda a evitar conflitos de interesse em bancas de mestrado e doutorado

Desenvolvido por laboratório vinculado ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, o Conflitulus Lattes ajuda a evitar conflitos de interesse em bancas

Publicado: 02/07/2024
Foto: Reprodução/Site CNPq

.
O Laboratório de Biologia de Sistemas Computacional (CSBL) desenvolveu o Conflitulus Lattes, uma ferramenta para checar se há artigos e projetos em comum entre os Currículos Lattes dos candidatos e dos avaliadores, evitando conflitos de interesse em bancas de mestrado e doutorado.

O CSBL está vinculado ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) sediado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A ferramenta foi idealizada por Helder Nakaya, pesquisador sênior do Hospital Israelita Albert Einstein e líder do CSBL. A plataforma oferece uma triagem inicial de potenciais conflitos de interesse, facilitando a análise de vínculos profissionais e colaborativos entre os participantes.

Segundo Nakaya, Conflitulus Lattes pode ajudar a economizar bastante tempo dos usuários da Plataforma Lattes. “Colocamos um contador de horas salvas para cada vez que a ferramenta fosse rodada. Estimamos que cruzar dezenas de currículos entre si pode poupar até dez horas de trabalho, às vezes muito mais”, destaca o pesquisador para a Agência Fapesp.

Todos os interessados podem usar a ferramenta de forma gratuita. Para isso, há um sistema de login e aprovação de cadastro. Os usuários podem carregar e analisar múltiplos Currículos Lattes de candidatos e avaliadores; identificar rapidamente coautorias e colaborações em comum; e gerir relatórios de potenciais conflitos de interesse.

Ferramenta cruza as informações de candidatos e membros de bancas ou comitês avaliadores, com o objetivo de detectar rapidamente membros que possuem publicações ou projetos em comum com os candidatos – Foto: Divulgação/CL

Cruzamento de informações

A ideia do Conflitulus Lattes surgiu após experiência pessoal de Nakaya: “Eu já ajudei a organizar algumas bancas e sempre vi o enorme esforço de ver se havia conflitos de interesses entre os candidatos e os avaliadores. A ‘gota d’água’ para tomar uma atitude veio de um convite que recebi para ser banca de um concurso da Fundação Oswaldo Cruz. No convite, aliás, antes de se oficializar o convite, me perguntaram se eu havia publicado com algum dos 26 candidatos inscritos. Para isso, eu teria que olhar em 26 arquivos de Currículo Lattes dos candidatos. É muito difícil saber se eu estava ou não em um mesmo artigo com algum dos candidatos, ainda mais considerando que existem artigos com mais de 20 autores”, comenta.

A solução veio ao criar um código computacional que cruzava as informações do currículo do pesquisador com os 26 arquivos que tinha recebido. “Como meu laboratório está acostumado a fazer ferramentas computacionais amigáveis e on-line, decidi transformar isso em algo útil para outras pessoas. Convidei meu ex-aluno de doutorado Deney Araújo, que é CEO de uma startup de integração de bases de dados (D2DNA.com), para ajudar no ‘cruzamento’ dos arquivos; um aluno de doutorado da USP, Juan Carlo, para fazer a extração dos dados de um Currículo Lattes e um ex-aluno de doutorado e hoje pesquisador visitante do Einstein, Jeevan Giddaluru, para fazer a página que os usuários utilizam para rodar o programa”, conta.

A plataforma foi criada usando a linguagem de programação Python para ler o arquivo XML exportado do Lattes e salvar os itens em uma tabela contendo as informações de publicações e projeto de cada pessoa. “Depois usamos a tecnologia da D2DNA que desenvolvemos e transforma dados em sequências de DNA e depois cruza usando o Blast. Visualizamos os resultados na página usando JavaScript. Não há banco de dados, já que os dados são extraídos dos arquivos que os usuários usam para cruzar os currículos”, complementa o pesquisador.

O Conflitulus Lattes já tem quase 2 mil pessoas cadastradas de todo o Brasil e vem recebendo elogios. “Quando lancei a ferramenta, recebi muitos elogios e agradecimentos de diversos diretores de várias universidades, pró-reitores, professores que estavam prestes a organizar concursos”, destaca Nakaya.

Para conferir a ferramenta clique aqui.

Texto: Agência Fapesp