Comportamentos que impactam futuro da humanidade serão debatidos em evento na USP

Organizado pelo Instituto de Psicologia da USP, congresso internacional vai debater o comportamento humano em questões da atualidade como mudanças climáticas, poluição, polarização política e fake news

28/09/2022 - Publicado há 2 anos

.
Entre os dias 17 e 21 de outubro, o campus Butantã da USP, em São Paulo, vai sediar o IV Congresso Internacional sobre Evolução do Comportamento Humano, o 4th Brazilian Meeting on Evolution of Human Behavior. Organizado por pesquisadores do Instituto de Psicologia (IP) da USP, o evento será presencial e as inscrições podem ser realizadas neste link, com taxas conforme o perfil da pessoa (estudante de graduação, pós-graduação ou profissional da área). Também há minicursos gratuitos com inscrições aqui.

A discussão principal do evento aborda o comportamento humano como centro dos maiores debates da atualidade que impactam no futuro da humanidade, desde como as pessoas lidam com pandemia, vacinação, consumismo, sexualidade e relacionamentos, mudanças climáticas, poluição, polarização política e fake news. “O evento terá mérito e relevância para o desenvolvimento científico na área de Etologia e Psicologia Evolucionista, que estudam diretamente as origens e as causas do comportamento humano, suas mudanças, desenvolvimento, e impacto sociocultural”, destaca Jaroslava Valentova, professora do IP e uma das coordenadoras do evento.

O objetivo é que várias áreas do conhecimento contribuam para o debate, por isso, é voltado para um público amplo de várias áreas, como Psicologia, Biologia, Artes, Economia, Sexologia, Educação Física, Medicina, Antropologia ou Arqueologia. Os minicursos, que acontecerão no primeiro dia do evento, serão oferecidos em português, voltados para participantes nacionais, e a programação está neste link. O restante do evento será ministrado em inglês.

Os convidados de destaque do evento são:

• Nicole Hess (Washington State University – Vancouver, EUA), com a palestra Why do we gossip? Exploring causal links among gossip, reputation, resource allocation, and resource competition

• Dennis Werner (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil), com a palestra The Evolution of Dominance Hierarchies: Implications for Human Variation in Politics, Violence, Sexuality and Religion

• Edward Hagen (Washington State University – Vancouver, EUA), com a palestra Evolutionary psychology: How a universal genome constructs a universal psychology that can adapt to local conditions

• Ana Maria Fernandez (Universidad de Chile, Chile) com a palestra sobre What does love have to do with jealousy?

• Justin Mogilski (University of South Carolina – Salkehatchie, EUA), com a palestra Multi-partner maintenance: Using evolutionary theory to predict and resolve the challenges of non-monogamy

O congresso tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Human Behavior and Evolution Society (HBES) e Instituto de Pesquisas de Variações Socioculturais (IPEVSC).

Mais informações sobre o evento no site www.4thbrazilianehb.com, no Instagram ou pelo e-mail 4thbrazilianmeeting@gmail.com.

Inscrições gratuitas para os minicursos neste link.