Livro reúne textos didáticos sobre fenômenos afetivos e emocionais

“Estados Afetivos e Comportamento Humano” tem autoria das professoras da USP Emma Otta e Vera Silvia Bussab

 10/11/2021 - Publicado há 2 anos
Por
Chimpanzés: animais muito sociais, eles são objeto de estudo dos especialistas em etologia, a ciência que investiga o comportamento animal – Foto: Divulgação

 

Emoção e motivação são temas de uma disciplina de graduação do Instituto de Psicologia da USP que deram origem ao livro Estados Afetivos e Comportamento Humano, organizado pelas professoras Emma Otta e Vera Silvia Bussab, daquele instituto. Recém-lançada pela Editora da USP (Edusp), a obra vem a público através do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação, iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Graduação da USP e da Edusp. Segundo as professoras, foi esse programa que tornou possível a organização de suas experiências em um livro didático.

Em quase 400 páginas, a obra reúne textos sobre o estudo de fenômenos afetivos, incluindo emoção e motivação, do ponto de vista teórico e conceitual. “Os sentimentos afetivos vêm sob várias formas, sensoriais, homeostáticas e emocionais. Este livro trata da influência de estados afetivos sobre a tomada de decisão, tanto os que a favorecem como os que a prejudicam”, escrevem as professoras na apresentação. No total são 11 capítulos, divididos em quatro grandes partes: Perspectivas Teóricas e de Pesquisa; Desenvolvimento e Modo de Vida; Expressão de Emoções, Fatores Individuais e Socioculturais; e Material Suplementar para o Professor. No final de cada capítulo, são dadas sugestões de temas para discussão e pesquisas.

Segundo a professora Mônica Sanches Yassuda, que assina o prefácio do livro, “a perspectiva psicoetológica adotada na presente obra é vantajosa na abordagem dos fenômenos relacionados à emoção e aos estados afetivos, visto que articula explicações neurobiológicas recentes ao pensamento evolucionário, o que amplia o escopo das discussões”. Mônica classifica como “instigantes” os capítulos que tratam de emoções e estados afetivos em animais e das relações entre os seres humanos e bichos, com potencial terapêutico para diferentes condições clínicas. Além disso, escreve, “o livro traz capítulos que levam a uma reflexão importante sobre processos evolutivos que podem ter moldado comportamentos humanos, envolvendo a empatia, o altruísmo e a redução da agressividade humana, essenciais à adaptação e à sobrevivência da espécie”. Para ela, as comparações entre espécies, abordadas em diversos capítulos, também promovem novas compreensões sobre os fenômenos afetivos e emocionais.

Estados afetivos

No capítulo Estados Afetivos em Animais, Emma Otta apresenta as emoções primárias em animais e métodos de pesquisa nessa área, incluindo, além de delineamentos experimentais, sistemas de codificação de movimentos expressivos. A professora cita como exemplo o sistema Dogfacs, para cães, inspirado no sistema de codificação de ação facial Facs, desenvolvido para humanos, e o teste do espelho, feito em chimpanzés e elefantes, para identificar se há sinais de autoconsciência, comparando o comportamento de animais com o comportamento de crianças diante do espelho, e discutindo diferenças e semelhanças. A professora ainda trata de emoções secundárias (embaraço por exposição, por exemplo) e da sua relação com a autoconsciência. “Finalizamos o capítulo com um modelo integrativo de estados afetivos em animais não humanos, que inclui respostas emocionais de curto prazo, estados de ânimo de mais longo prazo e tomada de decisão em animais”, informa.

Um cachorro e uma criança diante da própria imagem no espelho: pesquisa mostra semelhanças e diferenças entre o comportamento humano e o animal – Fotos: Divulgação

 

As interações entre os humanos e outros animais à luz da perspectiva psicoetológica – a psicologia relacionada ao comportamento animal – são discutidas no capítulo Da Interação do Bicho Humano com os Outros Bichos: Discutindo Afetos e Bem-Estar, de Briseida Resende. A autora faz uma breve exposição sobre a proximidade entre os humanos e outras espécies ao longo do registro histórico, focando nas interações com os animais de estimação e de companhia e no aumento da presença de cães e gatos nas residências ocidentais. Também são apresentadas as formas de interação que vêm sendo usadas na promoção de bem-estar das pessoas, trazendo exemplos de terapia assistida por animais e discussão de resultados e efeitos.

Capa do livro – Foto: Divulgação/Edusp

Destaque também para Um Assunto Emocional, de autoria do professor César Ades (1943-2012), criador da disciplina Motivação e Emoção no Instituto de Psicologia da USP e homenageado no livro. Além de apresentar a área de etologia, o autor indica processos e fatores que compõem a emoção, aborda o papel dos fenômenos afetivos no comportamento social e na percepção de si próprio e discute as principais teorias acerca da origem da experiência emocional, ressaltando a influência das sensações do corpo, da percepção dos movimentos faciais e da avaliação cognitiva. “A pesquisa sobre emoção ocupa hoje um lugar importante na psicologia científica”, escreve.

Estados Afetivos e Comportamento Humano, de Emma Otta e Vera Silvia Bussab (organizadoras), Editora da USP (Edusp), 392 páginas, R$ 52,00.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.