Evento vai simular julgamento semelhante ao caso Richthofen para fins didáticos

Atividade será na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP no dia 18 de dezembro, às 14 horas, e é aberta a toda a comunidade na forma presencial ou através de transmissão on-line

07/12/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: 123RF

.
No dia 18 de dezembro, às 14 horas, o Grupo Ágora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP vai promover um
evento de simulação de corte inspirado no caso Richthofen, com fins exclusivamente didáticos. A atividade será realizada no Auditório da instituição e é aberta à comunidade externa, que pode acompanhar de forma presencial ou on-line, já que o evento será transmitido pelo canal da FDRP no Youtube.

“É como se fosse um tribunal”, com defesa, acusação, réu e testemunhas, interpretados por atores, conta João Vitor Basso Fabrício, estudante da FDRP e presidente do Grupo Ágora. “Tem o júri, pessoas participando e julgando o caso”, que serão sorteados durante o evento. Além disso, alunos de graduação, pós-graduação e profissionais já formados pela FDRP serão os advogados, promotores e juízes no caso.

De forma presencial, o evento terá o limite de até 228 pessoas, que poderão se inscrever neste link para participarem do encontro, gratuitamente. “É uma maneira de marcar a reabertura das atividades presenciais da FDRP” e estimular as atividades práticas, acredita Fabrício.

Já aqueles que não puderem comparecer presencialmente, podem se inscrever neste mesmo link para acompanhar a transmissão on-line do evento. Todos os participantes do evento receberão certificado de ouvintes.

Grupo Ágora

Com um sugestivo nome, Ágora, nome dado pelos gregos às praças públicas onde ocorriam reuniões e eles (os gregos) discutiam assuntos ligados à vida da cidade, a entidade de prática jurídica é formada por estudantes da FDRP, que atuam na resolução de casos e participam de suas etapas de construção e debate. O propósito do Grupo, segundo Fabrício, é promover diferentes eventos e atividades “para quebrar o paradigma do ensino tradicional e teórico”, o que vem acontecendo desde 2019.

Além disso, a entidade deseja “trazer mais elementos de prática e inovação para a vida dos nossos estudantes, capacitando-os para que eles possam se emancipar e não serem só estudantes, mas sim, potenciais juristas em formação”, afirma o presidente do Grupo Ágora.

Acompanhe a transmissão do evento no canal da FDRP no Youtube e siga as atividades do Grupo Ágora no Instagram: @agora.fdrp.usp.

Mais informações: e-mail agora.direitousp@gmail.com, tel. (17) 98191-6640.

.