Estudantes da USP lançam cursinho pré-vestibular com escuta psicológica

Iniciativa de estudantes do curso de Educomunicação é voltada para estudantes da rede pública em vulnerabilidade social e pessoas neurodiversas ou que enfrentam problemas psicológicos

 25/10/2021 - Publicado há 2 anos
Cursinho quer ajudar estudantes neurodiversos e com problemas psicológicos a estudar para o vestibular – Foto: Pexels

.
O Cursinho Eita (Estudos Intensivos para Tensos e Ansiosos) começou como uma iniciativa de um estudante da USP, do curso de Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), André Buccieri, que é professor de filosofia em escolas públicas. Vendo que muitos de seus alunos estavam desmotivados e ansiosos com o vestibular, ele teve a ideia de oferecer aulas de apoio aos sábados. “O André  decidiu juntar essa galera que estava pensando em desistir. Só que ele é só professor de filosofia e não ia conseguir dar conta de todo o conteúdo que a gente aprende na escola sozinho. Então, em uma das aulas de Educom, ele perguntou se alguém queria ajudar e aí eu e outros três colegas, a Ana Clara Costa e o Jhonatan Roldão, queríamos e começamos a dar aulas aos sábados e a nos organizar”, conta Beatriz Alves, aluna de Educomunicação e uma das coordenadoras do Eita.

O projeto tem quase quatro meses, mas já possui cerca de 50 voluntários e 55 alunos de todo o Brasil. “Tudo começou entre amigos, entre colegas, e conforme foi crescendo nós fomos abrindo vagas para alguns pontos específicos. Por exemplo, estava faltando professor, a gente abriu vaga, percebemos que faltavam pessoas para a monitoria, aí a gente abriu também. Agora, abrimos para alguém gerenciar nosso Instagram”, relata Beatriz. No futuro, pretendem criar um estatuto próprio e lançar editais para formalizar o laço com os voluntários e com os alunos.

Quanto ao público-alvo do cursinho, desde o começo foi bem delimitado, como o nome sugere. Focado em alunos da rede pública com vulnerabilidade social e que enfrentam problemas psicológicos ou são neuroatípicos, a proposta diverge da maioria dos cursos populares. Isso é perceptível no modo de atuação, com três frentes (a tutoria, o apoio e a mentoria) e dois projetos “extracurriculares”. O enfoque é o acompanhamento e apoio aos estudantes em todas as etapas de aprendizagem.
.

Postagens do Eita nas redes – Reprodução/Instagram

 

As aulas são semanais, ministradas aos alunos ao vivo às terças e sextas-feiras, das 13h até 16h55. Aos sábados acontece quase um “intensivão”, com aulas o dia inteiro, das 8h até 16h50. Todas as aulas são também gravadas e disponibilizadas em uma pasta no Google Drive com acesso liberado, isso porque, dado o perfil dos alunos, nem sempre é possível para eles acompanharem as aulas síncronas.

Por conta desse problema de presença e participação ao vivo, comum às escolas com ensino remoto, surgiu uma das frentes de atuação: a tutoria. “A gente tem o quórum muito baixo, então percebemos que para o perfil dos alunos que temos precisamos de um acompanhamento mais próximo”, conta Beatriz. Os tutores acompanham de um a três alunos, ajudando com cronogramas de estudo, no cumprimento de tarefas ou só perguntando como estão e funcionando como um ombro amigo, mais que necessário nesse processo do vestibular.

Mentoria e apoio psicológico

Dessa necessidade de acompanhamento surgiu também o apoio, uma iniciativa de escuta psicológica. “A gente recebia muitos alunos que falavam que estavam com problemas em casa, ainda mais com a pandemia, muitos depressivos, muitos ansiosos. Não sabíamos como ajudar, então o mais responsável a fazer era criar esse apoio psicológico”, fala Ana Clara Costa, aluna de Educomunicação que atua como ponte entre os voluntários e o apoio. Os alunos marcam horário e o apoio, formado por uma psicóloga e uma estudante de psicologia, funciona como uma rede de escuta e acolhimento em momentos de vulnerabilidade. “Vemos uma educação holística que só pode ser completa se a pessoa está saudável mentalmente”, afirma Ana Clara.

Já a mentoria é a terceira frente do Eita, e funciona como um atendimento de uma hora semanal para resolver dúvidas, além de ajudar os voluntários professores com a montagem de listas e exercícios. Os mentores têm contato aberto com os alunos, caso eles não compareçam à reunião ou precisem de ajuda emergencial.

Quanto aos projetos extras, são dois: o clube do livro, Literalmente Eita, e o Eitalab. “É claro que a gente precisa se preocupar com o acesso à cultura dos nossos alunos. Não só para acrescentar repertório cultural, para usar no vestibular, mas tornar os estudos muito mais leves.” Por isso, a cada quinze dias, às quintas, acontece o encontro Literalmente Eita, no qual há um espaço para propor leitura de livros, falar da história deles e dos movimentos literários, assim como conversar sobre literatura, como forma de enriquecimento pessoal.

Embora a iniciativa como um todo tenha proposta educomunicativa, o Eitalab é o projeto que concentra a prática da Educomunicação no Eita. Pensado em conjunto com a professora Daniela Osvald Ramos, do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação (Labidecom) e do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA, ele surge como um espaço “puramente de educom”. A cada semestre, os professores trazem um assunto específico para trabalhar com os alunos, com a finalidade de desenvolver um projeto para a faculdade junto com eles e trazendo propostas diferentes de aprendizagem por meio do uso de jogos, RPG ou mesmo o TikTok. “Nesse semestre, nossa ideia foi fazer um trabalho de letramento digital com os alunos, para ajudar a entenderem essa parte de cidadania digital. Por exemplo, nós propomos ler juntos os termos de uso do TikTok , porque quando a gente entra em um site é obrigado a assinar um termo de condição de uso que nem sabemos o que é, o que estamos fornecendo. Então, lemos e refletimos com os alunos, juntando conteúdo de Ética e Filosofia”, explica Ana Clara.

O Eita pretende abrir cem vagas no ano que vem, dobrando seu contingente de alunos. Também está previsto o lançamento de um novo projeto em breve, o Clube do Cinema, para debater filmes e propor dinâmicas educomunicativas.

Para saber mais, acompanhe o perfil do Cursinho E.I.T.A no Instagram.

.

Texto adaptado do Labidecom, ECA – USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.