E-books dão dicas de experiências práticas para aulas de ciências

Disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP, e-books “Ensino de Ciências por Investigação” e “Explorações em Ciências na Educação Infantil” oferecem materiais para educadores e estudantes interessados no campo científico

 Publicado: 02/04/2024
Experimentos ajudam a entender conceitos de ciência – Foto: Freepik

.
Aprender ciência não precisa se resumir a ler conceitos em uma lousa; a prática e a experimentação também são elementos essenciais do método científico. Pensando nisso, no último dia 10 de março, o Portal de Livros Abertos da USP disponibilizou gratuitamente dois novos materiais que prometem enriquecer o campo do ensino de ciências. Os e-books
Ensino de Ciências por Investigação e Explorações em Ciências na Educação Infantil fornecem recursos fundamentais tanto para educadores quanto para estudantes interessados no universo científico.

De acordo com a Angelina Sofia Orlandi, organizadora das publicações e chefe de Seção Técnica de Divulgação Química do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos, “ambos os materiais fazem parte do programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, que tem como objetivo o ensino de ciências por investigação”. As obras têm como base a cooperação entre a Academia de Ciências da França e a Academia Brasileira de Ciências.

“Começamos a trabalhar desde 2001, traduzindo trabalhos iniciais do francês e desenvolvendo materiais didáticos”, lembra ela. Os temas desenvolvidos abrangem módulos temáticos com experimentos voltados para crianças do ensino fundamental I. “Esse livro foi pensado principalmente para o ensino fundamental, mas os professores podem adaptá-lo para níveis mais avançados”, esclarece.

O livro Explorações em Ciências na Educação Infantil, organizado tanto por Angelina quanto por Sandra Fagionato-Ruffino, da Prefeitura Municipal de São Carlos, apresenta uma série de atividades pensadas especificamente para crianças em idade pré-escolar. Desde 2001, esse projeto vem sendo desenvolvido e disponibilizado em diferentes plataformas, inclusive no site oficial do CDCC neste link. 

Já a obra Ensino de Ciências por Investigação propõe uma abordagem inovadora para a educação científica. Em sintonia com a ideia de que o ensino de ciências deve ir além da simples transmissão de conhecimento, o livro destaca a importância da investigação e do desenvolvimento de habilidades práticas. Ao longo de sete módulos destinados ao ensino fundamental, temas como Cartografia, Diagnóstico Ambiental e Estados Físicos da Água são abordados de forma prática e envolvente. 

Apito ajuda a entender como o som é produzido por vibrações do ar que se propagam – Foto: Reprodução/CDCC

.
“Mão na Massa”

Por terem sido pensados para serem trabalhados de forma prática pelos professores, Angelina revela também que foram criados kits experimentais para até dez grupos de alunos trabalharem simultaneamente em sala de aula. “É um material que pode ser emprestado para os professores pelo CDCC. Os professores podem entrar em contato com o centro, e os motoristas até levam o material para a escola, por enquanto, somente em São Carlos”, afirma.

Os módulos, organizados de forma clara e didática, abrangem uma variedade de temas, desde introduções à temática até materiais e conclusões. Cada atividade é delineada cuidadosamente, com sugestões de questões e procedimentos, além de serem complementadas com relatos e registros das experiências vivenciadas em sala de aula.

“Acredito que esses livros auxiliam muito [a educação científica], pois além de serem direcionados para os professores, são necessários para que estes trabalhem de forma investigativa”, reforça Angelina ao refletir sobre a importância dos cursos oferecidos pela equipe para os professores sobre como utilizar esse material. “É muito gratificante quando os alunos aprendem, e esse registro é muito importante. A proposta pede que façamos esse tipo de esforço. É importante que alunos e professores tenham esse registro”, enfatiza.

Publicações estão disponíveis para download – Foto: Reprodução/CDCC

Ambos os livros representam um esforço conjunto de especialistas e educadores para promover uma abordagem mais dinâmica e participativa no ensino de ciências.

Para fazer o download gratuito dos e-books, acesse o Portal de Livros Abertos da USP:

Ensino de Ciências por Investigação

https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1292 

Explorações em ciências na educação infantil

https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1273 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.