Docentes podem submeter propostas para participação em workshop internacional

Serão selecionadas cinco propostas de colaboração no workshop da Conferência Anual da UGPN, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de maio, no Reino Unido. Cada proposta receberá R$ 14 mil para mobilidade internacional

08/02/2024 - Publicado há 3 meses
Foto: Divulgação / UGPN

Docentes da USP de diversas áreas do conhecimento podem submeter uma proposta de colaboração no workshop temático, que será realizado durante a Conferência Anual da University Global Partnership Network. A proposta poderá ser para mediar debates, coordenar atividades ou apresentar trabalhos no workshop.

A University Global Partnership Network (UGPN) é uma rede internacional de universidades que promove o desenvolvimento de pesquisas conjuntas relacionadas a temas de interesse global. Em 2024, a Conferência Anual da UGPN será realizada entre os dias 13 e 15 de maio, na Universidade de Surrey (Reino Unido), e terá abordará os temas Planetary Health e Technology for an inclusive society.

As propostas devem ser submetidas até o dia 16 de fevereiro, por meio do Sistema Mundus, por docentes ativos do quadro permanente da USP, e devem compreender pelo menos um dos subtemas dos eixos temáticos que serão explorados neste ano. Cada proposta selecionada receberá um auxílio financeiro de R$ 14 mil para mobilidade internacional.

O edital completo está disponível na página da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

UGPN

+ Mais

USP sedia encontro anual de rede internacional de universidades parceiras

Criada em 2011, a University Global Partnership Network é uma rede de universidades formada pela USP, North Carolina State University (Estados Unidos) e Universidade de Surrey (Reino Unido) com o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisadores e a colaboração no desenvolvimento de pesquisas relacionadas a temas de interesse global.

Uma das principais ações da rede é a manutenção do Fundo de Colaboração de Pesquisa, pelo qual as universidades parceiras promovem a pesquisa conjunta em áreas prioritárias como meio ambiente e sustentabilidade, ciência forense, saúde e bem-estar, materiais quânticos e empreendedorismo.

Desde sua criação, o fundo já apoiou 87 projetos de pesquisa multilaterais – sendo 27 acordos trilaterais e sete quadrilaterais -, representando um investimento superior a US$ 2 milhões.