Curso de Ciências Moleculares é oportunidade para seguir carreira científica multidisciplinar

Estudantes da USP podem fazer inscrição a partir do dia 20 de maio para o processo seletivo do curso; evento vai explicar como funciona a graduação

18/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 20/05/2022 as 15:30
Alunos do Curso de Ciências Moleculares da USP – Foto: Divulgação/CCM USP

.
Desvendar seres vivos em outros planetas a partir da Terra. Usar matemática e computação para entender como aprendemos e colaboramos. Pesquisar a química envolvida no nosso corpo e em remédios. Essas são algumas das possibilidades de estudo para quem ingressar no Curso de Ciências Moleculares (CCM) da USP, graduação multidisciplinar que tem inscrições abertas a partir do dia 20 de maio.

Alunos matriculados em qualquer curso da USP podem concorrer a uma vaga no CCM, fazendo o cadastro até o dia 20 de junho no site do curso neste link. Um evento de divulgação com professores, alunos e ex-alunos ocorrerá na mesma data de início das inscrições, às 14 horas, no auditório do primeiro andar do prédio do Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP. Também será possível assistir ao evento por transmissão online via youtube às 20 horas no dia 20 de maio.

A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas: a primeira com uma prova escrita na modalidade on-line, no dia 25 de junho, e a segunda com uma dinâmica de grupo presencial do dia 1º a 5 de agosto, em local a ser definido. Serão selecionados até 30 alunos.

Ciência, diversidade e inovação para solução de desafios

O Curso de Ciências Moleculares da USP é oferecido desde 1991, criado a partir da Pró-Reitoria de Graduação com sede alocada no prédio da InovaUSP. Sua origem está ligada à necessidade de aproximar as diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de fortalecer a ciência e tecnologia na descoberta de saberes inovadores e resolutivos.

Os futuros alunos terão uma grade curricular ampla separada em dois ciclos. Nos quatro primeiros semestres, disciplinas das áreas de matemática, computação, física, química e biologia serão fornecidas de forma integrada. Já nos quatro últimos semestres, os estudantes poderão utilizar o conhecimento conquistado para realizarem um projeto de pesquisa em um campo de interesse, podendo realizar matérias de qualquer instituto da USP.

Em um ambiente de ensino, pesquisa e empreendedorismo, o InovaUSP oferece biblioteca, infraestrutura de computação e interação com importantes empresas e fundações como o Instituto Pasteur e o Center for Artificial Inteligence, entre outros. O resultado é a construção de carreiras acadêmicas e inserção no mercado de trabalho em companhias que oferecem produtos e serviços inéditos. Além da formação em CCM, ao final do curso, é possível retornar à graduação original e obter um segundo diploma.

Processo seletivo

A primeira fase será uma prova composta de uma redação e de questões abertas em formato on-line, no dia 25 de junho. As perguntas envolverão conhecimentos de matemática, química, física, biologia e inglês com o objetivo de testar as habilidades de raciocínio científico, argumentação e criatividade.

A segunda fase, que ocorrerá do dia 1º a 5 de agosto, terá  uma dinâmica em grupo com questões amplas e aprofundadas sobre as diversas áreas científicas. É esperado que o candidato mostre proatividade, trabalho em equipe e raciocínio crítico durante os debates.

Clique no player abaixo e confira o vídeo sobre o curso:

.

Mais informações no site http://cecm.usp.br, pelo e-mail gradccm@usp.br ou telefones: (11) 3091-3187 e (11) 3091-3188.

Também é possível conversar com alunos veteranos sobre a vivência no curso pelo e-mail moleculentos@gmail.com.