Como é a relação de crianças desabrigadas com a escola? Confira em reportagem premiada

Selecionada no 13º Prêmio Jovem Jornalista, entrevista em formato de podcast foi produzida por duas estudantes da Escola de Comunicações e Artes da USP

 26/01/2022 - Publicado há 2 anos
Capa do podcast Dever de Rua – a relação das crianças desabrigadas com a escola, produzido pelas estudantes Ana Gabriela e Crisley – Foto: Divulgação/ECA USP

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Dever de Rua – a relação das crianças desabrigadas com a escola
conta a história de Gabi, estudante que vive com sua família no centro da cidade de São Paulo. Em entrevista, a menina de doze anos, ainda no terceiro ano do Ensino Fundamental, relata suas experiências no campo escolar, além de mostrar as possibilidades e impossibilidades de estudar quando não se tem uma casa para morar.

Finalizada no final de 2021, a reportagem foi produzida pelas estudantes Ana Gabriela Zangari Dompieri e Crisley Santana, do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob orientação do professor Eduardo Vicente, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), e mentoria de Rodrigo Alves, autor do podcast Vida de Jornalista. Em agosto, as alunas venceram o 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Com o prêmio, a dupla contou com o apoio financeiro para desenvolver a pauta, que ganhou formato de podcast.

Crisley Santana e Ana Gabriela Dompieri, estudantes da ECA USP – Foto: Arquivo pessoal

Para Ana Gabriela e Crisley, a importância do tema foi evidenciada com o cenário da pandemia e o aumento da população em situação de rua na capital paulista durante a crise econômica. “Tudo o que a Gabi dizia era uma novidade para a gente e a gente imaginava que poderia ser para o público”, conta Ana Gabriela.

As alunas explicam que um dos desafios durante a produção do podcast foi lidar com uma criança em situação de vulnerabilidade. “Você se emociona com tudo isso, só que precisa continuar com a entrevista. Você sabe que está fazendo aquilo por um motivo e acredita que se mais pessoas souberem daquilo, pode ser melhor. Como prosseguir [com o trabalho] quando você conhece uma criança que gostaria tanto de ir para a escola e é negligenciada?”, destaca Ana.

“Muitas vezes a educação aparece como essa oportunidade de uma outra vida”, afirma Ana Gabriela, lembrando que a educação é um direito constitucional e a escolarização das crianças em situação de rua é um processo complexo, que envolve diversos fatores, tais como: as necessidades e dinâmicas de famílias envolvidas, a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas e a relação com outros estudantes.

Clique no player abaixo e confira o podcast Dever de Rua – a relação das crianças desabrigadas com a escola, disponível no Canal da ECA no YouTube:

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Texto: Gabriele Koga, Comunicação da ECA-USP

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