Como colocar em prática o turismo responsável? Livro gratuito reúne 10 casos para inspirar profissionais

Elaborado por pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes da USP e do instituto Vivejar, o livro Turismo Responsável: resultados que inspiram! apresenta uma análise detalhada do movimento, incluindo diretrizes práticas e exemplos inspiradores de práticas responsáveis no turismo

 Publicado: 24/05/2024     Atualizado: 27/05/2024 as 8:10

Texto: Denis Pacheco

Comunidade da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Cururupu, localizada no litoral do Estado do Maranhão, engajada no mutirão de limpeza de praias - Foto: Acervo/ICMBio

Em 2022, o Brasil atingiu um marco histórico com a emissão de 31 mil Selos Turismo Responsável para prestadores de serviços turísticos em todo o país. Lançada em junho de 2020, a medida estabeleceu protocolos sanitários contra a covid-19 para 15 atividades turísticas, incluindo guias de turismo, colocando o Brasil entre os dez primeiros países do mundo a implementar esse tipo de medida.

De acordo com a professora Karina Toledo Solha, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o Turismo Responsável é um movimento que promove práticas reais e efetivas, permitindo que o turismo atue como vetor de desenvolvimento social e econômico de forma sustentável. “Trata-se de um turismo feito por pessoas responsáveis que transformam cenários com suas ações”, esclarece.

Para ilustrar a prática deste conceito, foi lançado o livro Turismo Responsável: resultados que inspiram!, no Portal de Livros Abertos da USP. Organizado pela professora, que coordena o Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (Cetes) da USP, a obra traz uma análise aprofundada do movimento, explicando conceitos-chave, diretrizes práticas e apresentando dez casos inspiradores de organizações que implementaram práticas responsáveis em suas atividades turísticas.

Foto: Divulgação/CETES USP

Karina Toledo Solha, professora do Departamento de Turismo da ECA - Foto: Divulgação/Cetes

Além de Solha, a obra conta com textos de Marianne de Oliveira Costa, Ana Rosa Guimarães Bastos Proença e Gustavo Pereira Pinto, todos do Instituto Vivejar, uma organização sem fins lucrativos especializada em turismo responsável e comunitário no Brasil.

Publicação apresenta casos inspiradores de turismo responsável - Foto: Divulgação/Cetes ECA

De pesquisadores para empreendedores

De acordo com a docente, o objetivo é apresentar de forma clara e acessível o panorama do Turismo Responsável, oferecendo dicas práticas de como se engajar nesse movimento. “A questão do turismo responsável é algo que já vínhamos desenvolvendo há algum tempo”, lembra Solha. A especialista conta que, durante a pandemia, o grupo criou um curso on-line para empreendedores, com o objetivo de discutir a responsabilidade no turismo, mesmo para pequenos negócios e guias turísticos. 

Na opinião da professora, não bastava apenas falar sobre a importância do turismo responsável; era necessário fundamentar a discussão com pesquisas. “É essencial termos um livro que tenha uma base sólida em pesquisa”, explica ela. Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério do Turismo do Brasil, o grupo conseguiu os recursos necessários para iniciar o trabalho e desenvolver o estudo.

O material é o terceiro volume da Coleção Cadernos Aplicados de Turismo, pensada especialmente para gestores de destinos turísticos, secretários, coordenadores e técnicos de turismo que buscam um material de fácil aplicação para orientar e apoiar suas ações. A coleção tem como meta fornecer suporte prático e teórico para profissionais que atuam na ponta do setor turístico.

Os dez casos selecionados de empresas e instituições de diferentes tamanhos (seja de recursos financeiros ou humanos) e de diferentes locais do Brasil, com diversidade de gênero e raça:

Um conceito aplicado

O conceito de Turismo Responsável é discutido há mais de 20 anos, popularizado pelo pesquisador inglês Harold Goodwin. “Ele conseguiu convencer uma grande feira de marketing de turismo a levar essa discussão para a iniciativa privada”, descreve ela. Conforme a professora, o objetivo do conceito é que a sustentabilidade seja implementada de fato na prática cotidiana, profissional e de negócios.

Por isso, o trabalho ressalta a importância da sustentabilidade no turismo, mostrando que a responsabilidade ambiental, social e econômica deve ser um compromisso de todos. “Fomos buscar empreendimentos que estavam trabalhando com essa lógica e trouxemos histórias para mostrar que é possível fazer e os resultados são muito satisfatórios”, afirma Solha.

O material destaca diversos casos de organizações comprometidas com o turismo responsável e sustentável em diferentes regiões do Brasil. Entre eles, estão a Mova Experiências no Maranhão, valorizando comunidades tradicionais, o Hostel da Milla no Amazonas, promovendo conhecimento e diferenciais na hospedagem, e o Dharma Turismo em São Paulo, implementando transformações nos paradigmas de gestão. Além disso, são apresentados o Engenho Triunfo na Paraíba, que gera empregos diretos e indiretos de forma sustentável, e o Preserve Pipa no Rio Grande do Norte, preservando a natureza e a cultura local.

Orientações sobre o compromisso do turismo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Foto: Divulgação/Cetes ECA

Considerando o futuro do campo, que envolve cenários de mudanças climáticas em um mundo pós-pandêmico, a docente defende que a responsabilidade no turismo vai além do meio ambiente, abrangendo questões sociais, econômicas, de diversidade e inclusão. “Todos nós podemos tomar responsabilidades”, sumariza ela, ao explicar que o livro foi escrito de maneira acessível para atrair tanto empreendedores, quanto pessoas interessadas no assunto que não são pesquisadores acadêmicos.

Por fim, Solha reforça a importância de tornar o conhecimento universitário mais visível e acessível. “Para mim, [o objetivo do trabalho] é mostrar que a Universidade produz um conhecimento que tem impacto na sociedade”, revela. “Ou seja, que a Universidade está tentando contribuir com o que sabe fazer de melhor”, conclui.

O e-book Turismo Responsável: resultados que inspiram! pode ser baixado gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.