Base de dados para pesquisas na área de engenharia está disponível para a comunidade USP

Disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, a base de dados de engenharia Access Engineering dá acesso a mais de 700 e-books, cursos on-line, calculadoras, gráficos, além de legislações de órgãos reguladores brasileiros

06/03/2023 - Publicado há 1 ano
Base de dados oferece legislações de órgãos reguladores brasileiros – Arte sobre foto/Freepik

.
Base de dados que é referência na área de engenharia, utilizada por profissionais, acadêmicos e estudantes, a Access Engineering está disponível para a comunidade USP com acesso direto nos campi ou por meio de VPN, sem necessidade de usuário e senha. A assinatura foi realizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, que é responsável pela gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas na Universidade.

A base, mantida pela empresa educacional McGraw Hill, disponibiliza mais de 700 e-books, incluindo edições atuais de referências oficiais de engenharia, como Marks Standard Handbook for Mechanical Engineers, Perry’s Chemical Engineers Handbook e o Standard Handbook for Electrical Engineers.

Também é possível encontrar normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Mercosul, além de 360 mil legislações de órgãos reguladores nacionais, como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros.

A Access Engineering ainda oferece cursos on-line dinâmicos, mais de 690 vídeos instrucionais, calculadoras e mais de 3.900 gráficos. O conteúdo está relacionado às seguintes áreas: Bioengenharia, Habilidades em Negócios, Engenharias Química, Civil, de Comunicações, Elétrica e Eletrônica, de Energia e Petróleo, Ambiental e Sustentável, de Produção, Mecânica e Gestão de Operações.

Telas da plataforma – Foto: Access Engineering

.
Como acessar a base

Ao acessar o endereço www.accessengineeringlibrary.com da rede da Universidade (nos campi ou via VPN), o sistema já identifica que o usuário pertence à USP e no canto superior direito aparece a mensagem “Acess via Universidade de São Paulo”.

O serviço VPN USP, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.

Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links abaixo:

VPN USPnet no Windows
VPN USPnet no Mac
VPN USPnet no Linux
VPN USPnet no iPhone / iPad
VPN USPnet no Android

Em caso de dúvidas sobre a conexão VPN, é possível solicitar auxílio neste endereço.

Para acessar a plataforma Access Engineering clique aqui.