Alunos da USP podem participar de programa de estágio com bolsas na Prefeitura de São Paulo

Acordo de cooperação entre a USP e a Prefeitura de São Paulo pretende cadastrar 1.500 alunos em cerca de 30 áreas do conhecimento; são oferecidas bolsas de quatro a seis horas diárias nos valores de R$ 1.000 a R$ 1.500 mensais

15/02/2024 - Publicado há 5 meses
Prefeitura de São Paulo quer ampliar Programa de Estágios com estudantes da USP – Foto: Guilherme Cunha/Secretaria de Turismo SP

.
Em parceria com a USP, a Prefeitura de São Paulo está buscando estudantes do primeiro ao penúltimo semestre de graduação da Universidade para participar do seu Programa de Estágios. São oferecidas bolsas de quatro a seis horas diárias, com valores de R$ 1.000 e R$ 1.500 mensais, respectivamente, mais R$ 220 de auxílio-transporte. O estágio de seis horas oferece ainda auxílio-refeição no valor de R$ 26,25 por dia de estágio.

A prefeitura possui vagas de estágio para estudantes dos seguintes cursos:

Administração de Empresas
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologia da Informação
Terapia Ocupacional

Para participar do processo de seleção, o aluno da USP deve fazer o cadastro pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) neste link. Depois, o candidato deve entrar na página de inscrição e conferir dois vídeos de orientação clicando aqui.

Os próximos passos são escrever uma redação manuscrita, que deve ser enviada em arquivo em formato PDF, e uma prova on-line com 20 questões de conhecimentos gerais e língua portuguesa. A prova pode ser feita no mesmo dia da inscrição e tem a validade de 12 meses, o que significa que o estudante pode ser chamado neste período.

Com a aprovação nesse processo, os dados do candidato ficarão armazenados em banco de dados para serem consultados pelas diversas secretarias municipais para preencher as vagas disponíveis. O estudante é convocado para entrevista por e-mail ou telefone registrado durante o cadastro de inscrição.

Espaço privilegiado para estágio

O acordo de cooperação entre a USP e a Prefeitura de São Paulo foi assinado no dia 21 de outubro de 2022, pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP e a Secretaria Municipal de Gestão. O objetivo é cadastrar, até dezembro de 2024, 1.500 alunos junto ao CIEE para que as secretarias tenham acesso aos cadastrados.

Para o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, a Prefeitura Municipal é um espaço privilegiado para a formação profissional, pois é responsável pela execução de políticas públicas em todas as áreas de formação. “Essa parceria também proporciona um cenário muito qualificado para que a USP contribua para o desenvolvimento social e econômico de São Paulo e do Brasil”, ressaltou o pró-reitor, por ocasião da assinatura da parceria.

Para fazer a inscrição no Programa de Estágios da Prefeitura de São Paulo clique aqui.

.