USP e Prefeitura de SP assinam acordo para ampliar contratações de estagiários

O acordo mostra a disposição da Prefeitura em aumentar a contratação de alunos de Graduação da USP, em todas as áreas do conhecimento

26/10/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 27/10/2022 as 18:34
O acordo de cooperação foi assinado no dia 21 de outubro, pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP e Secretaria Municipal de Gestão – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A USP e a Prefeitura de São Paulo, representada pela Secretaria Municipal de Gestão, firmaram um acordo de cooperação para fomentar o ingresso de estudantes de graduação no Programa de Estágio da Prefeitura. A parceria prevê ações conjuntas com o objetivo de ampliar a divulgação das oportunidades e incentivar os alunos a participar do processo seletivo para as vagas de estágio.

“A Prefeitura Municipal é um espaço privilegiado para a formação profissional, pois é responsável pela execução de políticas públicas em todas as áreas de formação. Essa parceria proporciona um cenário muito qualificado para que a USP contribua para o desenvolvimento social e econômico de São Paulo e do Brasil”, ressaltou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

A parceria também foi muito comemorada por parte da Prefeitura. A secretária de Gestão, Marcela Arruda, lembrou que “a conexão entre universidade e sociedade civil e as interlocuções entre elas também são papel da Secretaria. Temos muito trabalho a ser desenvolvido em prol da população, do interesse público e do fortalecimento do ensino”. Marcela também destacou a importância da contribuição dos alunos por meio de seu entendimento acadêmico e fez votos pelo interesse desses alunos em permanecer na gestão pública.

O objetivo agora é cadastrar, até dezembro de 2024, 1.500 alunos junto ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entidade que faz a gestão dos contratos de estágio firmados entre alunos da USP e a Prefeitura.

Ampliando a parceria

A cooperação entre a USP e a Prefeitura Municipal de São Paulo para a inserção de jovens no mercado de trabalho não é de hoje, e parcerias em áreas estratégicas como saúde e educação são frequentes. “Os cursos de licenciatura, por exemplo, têm uma longa tradição de realizar seus estágios nas escolas da rede municipal. A partir daí, firmamos um convênio que abarca todos os cursos de graduação, ou seja, a oportunidade que a Secretaria de Gestão criou beneficia todos os estudantes e fortalece nossos laços”, explicou o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira.

Como exemplo da importância desse tipo de iniciativa, a secretária adjunta de Gestão, Regina Silvia Viotto Monteiro Pacheco, deu um depoimento emocionado de sua própria experiência. “Sou uma ex-aluna da USP e estagiei na Prefeitura por dois anos e meio, durante a graduação. De lá saiu meu trabalho de conclusão de curso e, mesmo após a realização do mestrado e do doutorado, sempre continuei na área pública”, declarou Regina.

Em setembro, foi promulgada a Lei Municipal nº 17.848, que incrementa os programas de estágio da Prefeitura. A norma prevê a concessão anual de até 9.238 bolsas de estágio de nível superior, nos valores de R$ 897,50, para jornadas de 4 horas diárias, e R$ 1.346,25, para jornadas de 6 horas.

[Da esquerda para a direita] A secretária adjunta de Gestão, Regina Pacheco; o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado; a secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda; e o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens