Projeto de formação e inclusão de jovens em São Carlos completa 20 anos

Promovendo a cidadania, o Projeto Pequeno Cidadão atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica, com atividades culturais, esportivas e sociais

12/12/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Susana Xavier
Formandos do Pequeno Cidadão, projeto de inclusão social desenvolvido no campus da USP em São Carlos – Foto: Suzana Xavier

.

“O jovem não tem medo do desafio, tem medo de uma vida sem sentido.” Esta foi a frase de Joseph Aloisius Ratzinger (Papa Bento XVI), citada pelo ex-aluno do Projeto Pequeno Cidadão Marcos Henrique Ferreira (23) para motivar os 29 adolescentes que participavam da Formatura 2016, realizada pelo projeto, no dia 25 de novembro.

Marcos mostra, com sua trajetória, como essa iniciativa tem contribuído com a comunidade da cidade, possibilitando às crianças e jovens novos horizontes. “O projeto nos prepara e nos dá a capacidade de sonhar. Que aquele menino que morava em lugar carente da cidade poderia sonhar, poderia ser alguém na vida”, completa.

Durante quatro anos, esses alunos receberam orientação, conhecimento e novas experiências educacionais e de cidadania e, agora, estão sendo encaminhados a instituições profissionalizantes da cidade. O projeto é desenvolvido na Área 1 do campus USP em São Carlos, fruto de uma parceria entre a Universidade e a empresa patrocinadora KPMG Auditores Independentes.

Com o tema 20 Anos do Projeto, o evento contou com a presença dos formandos, familiares, ex-alunos, equipe do Pequeno Cidadão, funcionários do campus, representantes da KPMG, ex-prefeitos e o atual prefeito do Campus.

Nesses 20 anos, 2.860 crianças foram atendidas, além de 14.300 beneficiados indiretamente

O professor Edmundo Escrivão Filho, prefeito do campus e coordenador geral do projeto, agradeceu emocionado a todos os envolvidos e deixou uma mensagem de incentivo aos jovens formandos: “Temos aqui muitos exemplos de ex-alunos que já cursaram uma faculdade, estão desenvolvendo projetos, atuando inclusive na própria KPMG. São pessoas que já venceram na vida, são campeões. Vocês já tiveram uma grande formação neste projeto. Por favor, levem toda essa dedicação, ensino e carinho da USP, da KPMG, do Projeto Pequeno Cidadão e se tornem também vencedores”.

Os presentes ao evento puderam acompanhar atividades artísticas e musicais, exibições de vídeos, como um curta-metragem sobre a trajetória do projeto e outros de relatos e mensagens de incentivo de ex-alunos, bem como de atividades desenvolvidas durante o ano. Além dos tradicionais sorteios de brindes, aconteceu a apresentação e a distribuição de carrinhos produzidos nas aulas de sustentabilidade com garrafas pet arrecadadas na campanha Natal Solidário.

História

José Jairo de Sales, Antonio Rocco Lahr, Edmundo Escrivão Filho e Dagoberto Dario Mori - Foto: Susana Xavier
José Jairo de Sales, Francisco Antonio Rocco Lahr, Edmundo Escrivão Filho e Dagoberto Dario Mori – Foto: Suzana Xavier

Os ex-prefeitos e coordenadores do Pequeno Cidadão, a KPMG e a própria equipe do projeto receberam placas alusivas referentes aos 20 anos. Elaine Trimer, coordenadora pedagógica, agradeceu o empenho de seu grupo e afirmou: “Sempre nos preocupamos em desenvolver o trabalho da melhor forma pensando em nossos alunos, formandos e em suas famílias. Todos saímos de casa tentando fazer um pouco melhor do que foi ontem”.

Para o professor Francisco Antonio Rocco Lahr, ex-prefeito do campus na época de criação do projeto, “a emoção é muito grande. Depois de 20 anos passa um filme na cabeça da gente. Sua implantação foi uma oportunidade única e hoje é essa realidade maravilhosa”. Além disso, cumprimentou os formandos e destacou “os agradecimentos para a sempre superparceira KPMG, para as famílias, fundamentais para que as crianças cheguem até este momento, e à equipe do Pequeno Cidadão. Este momento vai ficar gravado em meu coração”.

O professor Dagoberto Dario Mori, que foi coordenador do projeto durante 13 anos, disse: “É uma grande satisfação. Foi uma vida dentro desse projeto e ele muito mais me ensinou do que eu consegui transmitir para vocês, então, muito obrigado”.

Para o também ex-prefeito do campus professor José Jairo de Sales, “conseguimos dar uma ajuda tremenda, uma força moral para esses jovens. É uma satisfação muito grande poder dizer que lutamos para manter esse projeto, contribuindo para a formação de jovens responsáveis”.

Dizendo ser um privilégio representar a KPMG no evento, Eliane Momesso, gerente de Cidadania, desejou “que a história de todos seja de sucesso, que sejam felizes, que possam realmente identificar o potencial de vocês. A KPMG fica muito orgulhosa desse projeto ter completado 20 anos e essa parceria só aconteceu porque estamos todos juntos, e, como diz um amigo meu, ‘juntos, nós somos muito melhores’“.

Veja mais fotos do evento

Suzana Xavier / Assessoria de Comunicação da PUSP-SC