Manhã com Bach #93: Iluminismo e contemplação se unem na música de Bach
Racionalismo e devoção religiosa servem ao objetivo do compositor de elevar a arte musical à perfeição
Racionalismo e devoção religiosa servem ao objetivo do compositor de elevar a arte musical à perfeição
Composições impregnaram a estrutura desenvolvida por Vivaldi com novas e significativas ideias
“Ich habe genug”, “Eu tenho o bastante” (BWV 82), é uma das mais profundas obras de Johann Sebastian Bach
Duas cantatas preservadas do compositor celebram a Reforma Religiosa do século 16, ocorrida há 504 anos
Obras prevaleceram sobre o “Concerto de Brandenburgo Número 5”, o primeiro a fazer do cravo instrumento solista
Obra é transcrição para teclado de uma das famosas peças dedicadas ao margrave Christian Ludwig
Composições são transcrições de peças originalmente escritas para oboé e violino, algumas hoje perdidas
Obras foram criadas na década de 1730 e exibidas nas reuniões do Collegium Musicum daquela cidade da Saxônia
Técnicas violinísticas são adaptadas para o instrumento de sopro no primeiro movimento da “Partita em Lá Menor”
Registrado no “Evangelho de Lucas”, “Magnificat” foi musicado por Bach para tradicional festa luterana
Peças para órgão foram publicadas em 1747 pelo ex-aluno de Bach e editor Johann Georg Schübler
Último movimento da composição, obra tem melodia de Johann Schop e letra de Martin Jahn
Volume 2 da obra traz música para soprano que era cantada pela esposa de Bach nas reuniões privadas da família
Volume 2 do livro dedicado por Bach à esposa inclui músicas de François Couperin e Christian Petzold
Datado de 1722, primeiro volume da obra inclui peças curtas que não foram concluídas por Bach
Racionalismo e devoção religiosa servem ao objetivo do compositor de elevar a arte musical à perfeição
Composições impregnaram a estrutura desenvolvida por Vivaldi com novas e significativas ideias
“Ich habe genug”, “Eu tenho o bastante” (BWV 82), é uma das mais profundas obras de Johann Sebastian Bach
Duas cantatas preservadas do compositor celebram a Reforma Religiosa do século 16, ocorrida há 504 anos
Obras prevaleceram sobre o “Concerto de Brandenburgo Número 5”, o primeiro a fazer do cravo instrumento solista
Obra é transcrição para teclado de uma das famosas peças dedicadas ao margrave Christian Ludwig
Composições são transcrições de peças originalmente escritas para oboé e violino, algumas hoje perdidas
Obras foram criadas na década de 1730 e exibidas nas reuniões do Collegium Musicum daquela cidade da Saxônia
Técnicas violinísticas são adaptadas para o instrumento de sopro no primeiro movimento da “Partita em Lá Menor”
Registrado no “Evangelho de Lucas”, “Magnificat” foi musicado por Bach para tradicional festa luterana
Peças para órgão foram publicadas em 1747 pelo ex-aluno de Bach e editor Johann Georg Schübler
Último movimento da composição, obra tem melodia de Johann Schop e letra de Martin Jahn
Volume 2 da obra traz música para soprano que era cantada pela esposa de Bach nas reuniões privadas da família
Volume 2 do livro dedicado por Bach à esposa inclui músicas de François Couperin e Christian Petzold
Datado de 1722, primeiro volume da obra inclui peças curtas que não foram concluídas por Bach
Por Thayla Bicalho Bertolozzi, doutoranda no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP
Marcello Rollemberg é jornalista, editor de Cultura do Jornal da USP e fez parte da banca que contratou Valéria Dias no ano 2000
Por Flávio Alicino Bockmann e Francisco de Assis Leone, professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto