
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP

Manhã com Bach #121: Concerto de abertura do Bachfest 2022 traz o “Oratório da Ascensão”
Evento anual dedicado à obra de Johann Sebastian Bach acontece de 9 a 19 de junho em Leipzig, na Alemanha

Manhã com Bach #120: Lady Gaga incluiu fuga de “O Cravo Bem Temperado” em “Bad Romance”
Música da compositora norte-americana é exemplo da presença de Bach na cultura pop contemporânea

Manhã com Bach #119: Johann Forkel cita “originalidade melódica” em “O Cravo Bem Temperado”
Primeiro biógrafo de Bach destaca o “sentimento profundo” presente nas melodias do compositor alemão

Manhã com Bach #118: Biógrafo de Bach, Philipp Spitta exalta “O Cravo Bem Temperado”
Musicólogo alemão do século 19 destaca a “maravilhosa variedade” dos prelúdios e fugas presentes na obra

Manhã com Bach #117: “O Cravo Bem Temperado” é modelo de liberalidade, diz pianista
Obra de Bach – que completa 300 anos – reúne com perfeição sabedoria e lirismo, afirma Zuleika Rosa Guedes

Manhã com Bach #116: Volume 1 de “O Cravo Bem Temperado” completa 300 anos
Obra com 24 pares de prelúdios e fugas foi composta por Johann Sebastian Bach em 1722 na corte de Köthen

Manhã com Bach #115: Cantata de Páscoa traz diálogo entre Esperança e Medo
Composta em 1724, obra tem origem numa composição secular, criada para exaltar a corte de Köthen

Manhã com Bach #114: “Oratório de Páscoa” tem origem em cantata secular de Bach
Criada em 1725, em Leipzig, obra reproduz em 11 movimentos os relatos dos Evangelhos sobre a ressurreição de Jesus Cristo

Manhã com Bach #113: Cantata retrata a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém
Obra foi composta em 1714 para o Domingo de Ramos, festa do calendário cristão celebrada desde o século 4

Manhã com Bach #112: Oito cantatas compostas por Bach para a Páscoa estão preservadas
Obras celebram a data máxima do cristianismo, que lembra a ressurreição de Jesus Cristo

Manhã com Bach #111: Em Leipzig, Bach compôs a maior parte de suas cantatas
“Manhã com Bach” conclui as comemorações pelos 337 anos do compositor alemão, completados em 21 de março passado

Manhã com Bach #110: Em Köthen, Bach perdeu espaço para a “amusa” princesa da corte
Terceira fase da carreira de Bach terminou porque a mulher do príncipe Leopold não gostava de música

Manhã com Bach #109: Em Weimar, Bach ficou preso na cadeia da corte durante 26 dias
Segunda fase da carreira profissional de Bach – que completa 337 anos neste mês – é marcada pela obra para órgão

Manhã com Bach #108: Em Arnstadt, Bach trocou socos com fagotista no meio da rua
Programa sobre os primeiros anos da carreira de Bach dá início às comemorações pelos 337 anos do compositor

Manhã com Bach #107: “Livro de Andreas Bach” conserva as primeiras obras de Bach
Caderno que pertenceu a sobrinho do compositor traz peças para teclado de diferentes autores

Manhã com Bach #121: Concerto de abertura do Bachfest 2022 traz o “Oratório da Ascensão”
Evento anual dedicado à obra de Johann Sebastian Bach acontece de 9 a 19 de junho em Leipzig, na Alemanha

Manhã com Bach #120: Lady Gaga incluiu fuga de “O Cravo Bem Temperado” em “Bad Romance”
Música da compositora norte-americana é exemplo da presença de Bach na cultura pop contemporânea

Manhã com Bach #119: Johann Forkel cita “originalidade melódica” em “O Cravo Bem Temperado”
Primeiro biógrafo de Bach destaca o “sentimento profundo” presente nas melodias do compositor alemão

Manhã com Bach #118: Biógrafo de Bach, Philipp Spitta exalta “O Cravo Bem Temperado”
Musicólogo alemão do século 19 destaca a “maravilhosa variedade” dos prelúdios e fugas presentes na obra

Manhã com Bach #117: “O Cravo Bem Temperado” é modelo de liberalidade, diz pianista
Obra de Bach – que completa 300 anos – reúne com perfeição sabedoria e lirismo, afirma Zuleika Rosa Guedes

Manhã com Bach #116: Volume 1 de “O Cravo Bem Temperado” completa 300 anos
Obra com 24 pares de prelúdios e fugas foi composta por Johann Sebastian Bach em 1722 na corte de Köthen

Manhã com Bach #115: Cantata de Páscoa traz diálogo entre Esperança e Medo
Composta em 1724, obra tem origem numa composição secular, criada para exaltar a corte de Köthen

Manhã com Bach #114: “Oratório de Páscoa” tem origem em cantata secular de Bach
Criada em 1725, em Leipzig, obra reproduz em 11 movimentos os relatos dos Evangelhos sobre a ressurreição de Jesus Cristo

Manhã com Bach #113: Cantata retrata a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém
Obra foi composta em 1714 para o Domingo de Ramos, festa do calendário cristão celebrada desde o século 4

Manhã com Bach #112: Oito cantatas compostas por Bach para a Páscoa estão preservadas
Obras celebram a data máxima do cristianismo, que lembra a ressurreição de Jesus Cristo

Manhã com Bach #111: Em Leipzig, Bach compôs a maior parte de suas cantatas
“Manhã com Bach” conclui as comemorações pelos 337 anos do compositor alemão, completados em 21 de março passado

Manhã com Bach #110: Em Köthen, Bach perdeu espaço para a “amusa” princesa da corte
Terceira fase da carreira de Bach terminou porque a mulher do príncipe Leopold não gostava de música

Manhã com Bach #109: Em Weimar, Bach ficou preso na cadeia da corte durante 26 dias
Segunda fase da carreira profissional de Bach – que completa 337 anos neste mês – é marcada pela obra para órgão

Manhã com Bach #108: Em Arnstadt, Bach trocou socos com fagotista no meio da rua
Programa sobre os primeiros anos da carreira de Bach dá início às comemorações pelos 337 anos do compositor

Manhã com Bach #107: “Livro de Andreas Bach” conserva as primeiras obras de Bach
Caderno que pertenceu a sobrinho do compositor traz peças para teclado de diferentes autores
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP