Manhã com Bach #114: “Oratório de Páscoa” tem origem em cantata secular de Bach

Criada em 1725, em Leipzig, obra reproduz em 11 movimentos os relatos dos Evangelhos sobre a ressurreição de Jesus Cristo

Por
 18/04/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #114: "Oratório de Páscoa" tem origem em cantata secular de Bach
/

O Oratório de Páscoa (BWV 249), de Johann Sebastian Bach, reproduz musicalmente os relatos dos Evangelhos sobre a ressurreição de Jesus Cristo. Apresentada pela primeira vez em 1º de abril de 1725, em Leipzig, essa obra tem origem numa cantata secular que Bach criou poucas semanas antes para comemorar o aniversário de 43 anos do duque Christian, da corte de Saxe-Weissenfels, em fevereiro daquele mesmo ano de 1725. Os pastores e pastoras que, na cantata, correm para saudar o duque Christian se transformam, no Oratório, nos discípulos de Jesus que correm para o sepulcro onde o mestre fora sepultado.

Nos dias 16 e 17 de abril de 2022, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou na íntegra o Oratório de Páscoa, de Bach, que tem 11 movimentos, conta com letra do poeta de Leipzig Christian Friedrich Henrici – conhecido como Picander – e soma cerca de 40 minutos de duração.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.