Composto em 1722 – há exatos 300 anos, portanto -, O Cravo Bem Temperado, de Johann Sebastian Bach, está presente até mesmo na cultura pop contemporânea. A cantora e compositora norte-americana Lady Gaga, por exemplo, começa e termina a sua música Bad Romance, de 2009, reproduzindo trechos da Fuga em Si Menor, do Prelúdio e Fuga em Si Menor (BWV 869), presente naquela obra de Bach.
Essa peça foi apresentada nos dias 28 e 29 de maio de 2022 no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), que concluiu as comemorações pelos 300 anos de O Cravo Bem Temperado – obra que traz 24 pares de prelúdios e fugas em todas as tonalidades da música -, iniciadas no começo do mês. No programa, foram ouvidos os últimos quatro pares de prelúdios e fugas do volume 1 de O Cravo Bem Temperado, na tonalidade si: Prelúdio e Fuga Número 21 em Si Bemol Maior (BWV 866), Prelúdio e Fuga Número 22 em Si Bemol Menor (BWV 867), Prelúdio e Fuga Número 23 em Si Maior (BWV 868) e Prelúdio e Fuga Número 24 em Si Menor (BWV 869). Também foi ouvida a cantata Liebster Immanuel, Herzog der Frommen, “Amado Imanuel, príncipe dos piedosos” (BWV 123).
O Cravo Bem Temperado – Das wohltemperierte Klavier, no original em alemão – é obra em dois volumes. O primeiro surgiu em 1722 na corte de Cöthen, no leste da Alemanha, onde Bach era diretor de música a serviço do príncipe Leopold von Anhalt-Cöthen. O segundo – também com 24 pares de prelúdios e fugas, em todas as tonalidades – foi concluído 22 anos depois, em 1744, em Leipzig, também no leste da Alemanha.
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.