Manhã com Bach #110: Em Köthen, Bach perdeu espaço para a “amusa” princesa da corte

Terceira fase da carreira de Bach terminou porque a mulher do príncipe Leopold não gostava de música

Por
 21/03/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #110: Em Köthen, Bach perdeu espaço para a “amusa” princesa da corte
/

Os cinco anos e meio vividos por Johan Sebastian Bach na corte de Köthen, entre dezembro de 1717 e maio de 1723, foram certamente o período mais tranquilo da sua carreira profissional, sem os atritos que caracterizaram suas passagens por outras cortes e cidades. Apoiado e admirado pelo príncipe Leopold von Anhalt-Köthen, seu patrão e amigo, Bach pode desenvolver livremente sua arte em Köthen. A quase totalidade das peças que ele compôs naquela corte são músicas de câmara. Entre essas obras estão os Concertos de Brandenburgo, as Suítes para Violoncelo, as Sonatas e Partitas para Violino Solo, sonatas para violino e cravo, sonatas para flauta, pelo menos duas das Suítes Orquestrais, as Suítes Francesas e o volume 1 de O Cravo Bem Temperado, entre outras composições.

Esse período de tanta inspiração e criatividade da vida profissional de Bach chegou ao fim porque o príncipe Leopold, que antes apreciava música e até tocava viola da gamba e violino na orquestra da corte, perdeu o interesse pela arte musical depois que se casou com a princesa Frederica Henriette Bernburg. Como Bach mesmo escreveu numa carta datada de 1730, a princesa era “amusa”, ou seja, “não musical” – ela não gostava de música -, e com isso a inclinação do príncipe para a música se enfraqueceu. Foi quando o compositor decidiu deixar Köthen, transferindo-se depois para Leipzig.

Nos dias 19 e 20 de março de 2022, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), abordou os anos vividos pelo compositor em Köthen. Duas músicas compostas por Bach nessa época foram apresentadas: a Sonata Número 2 para Violino em Lá Menor (BWV 1003) e a cantata Weichet nur, betrübte Schatten, “Afastai-vos, apenas, tristes sombras” (BWV 202).

O programa integra as comemorações pelos 337 anos de Bach, que nasceu em 21 de março de 1685, na cidade de Eisenach, na Turíngia, no leste da Alemanha. Para comemorar essa data, Manhã com Bach destaca, a cada fim de semana deste mês, um dos períodos em que se pode dividir a carreira de Bach: o período de formação, desde o nascimento até o seu primeiro emprego como músico, em Arnstadt, e sua breve passagem como organista na cidade de Mühlhausen (1685-1708), os anos vividos na corte de Weimar (1708-1717), a época como diretor de música e regente na corte de Köthen (1717-1723) e a fase mais longa e profícua do compositor, os 27 anos passados na cidade de Leipzig, de 1723 até sua morte, em 1750.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.