A maneira como Johann Sebastian Bach tratou a harmonia e a modulação da música influiu necessariamente na forma da sua melodia. Nas melodias de Bach, a originalidade de ideias impera sempre e elas são tão abertas, claras e distintas que o seu profundo sentimento pode ser percebido até mesmo por ouvintes não treinados.
É o que escreve o musicólogo alemão Johann Nikolaus Forkel (1749-1818) em seu livro Über Johann Sebastian Bachs Leben, Kunst und Kunstwerke (“Sobre a vida, arte e obras de Johann Sebastian Bach”), a primeira biografia do compositor alemão, publicada em Leipzig, na Alemanha, em 1802. Forkel acrescenta que a maior parte dos prelúdios de O Cravo Bem Temperado é desse tipo.
Essa originalidade de ideias a que Forkel se refere foi ouvida no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 21 e 22 de maio de 2022. O programa deu continuidade às comemorações pelos 300 anos de O Cravo Bem Temperado apresentando os prelúdios e fugas na tonalidade sol e lá, presentes no volume 1 dessa obra de Bach concluída em 1722, na corte de Cöthen. Foram ouvidas as seguintes peças: Prelúdio e Fuga Número 15 em Sol Maior (BWV 860), Prelúdio e Fuga Número 16 em Sol Menor (BWV 861), Prelúdio e Fuga Número 17 em Lá Bemol Maior (BWV 862), Prelúdio e Fuga Número 18 em Sol Sustenido Menor (BWV 863), Prelúdio e Fuga Número 19 em Lá Maior (BWV 864) e Prelúdio e Fuga Número 20 em Lá Menor (BWV 865). O programa exibiu ainda a cantata Ich will viel Fischer aussenden, “Eu mandarei muitos pescadores” (BWV 88).
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.