Manhã com Bach #112: Oito cantatas compostas por Bach para a Páscoa estão preservadas

Obras celebram a data máxima do cristianismo, que lembra a ressurreição de Jesus Cristo

Por
 04/04/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #112: Oito cantatas compostas por Bach para a Páscoa estão preservadas
/

Neste mês de abril, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), vai apresentar obras de Johann Sebastian Bach relacionadas com a Semana Santa e a Páscoa. Essa série começou nos dias 2 e 3 de abril de 2022, quando foi exibida a cantata Christ lag in Todes Banden, “Cristo jazia em ataduras de morte” (BWV 4) – além do Concerto para Flauta, Violino e Cravo em Lá Menor (BWV 1044).

Bach compôs grandes obras para celebrar a chamada Semana Santa, que, de acordo com a tradição cristã, lembra os sofrimentos, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As mais conhecidas são a Paixão Segundo São Mateus e a Paixão Segundo São João, monumentos artísticos que reproduzem musicalmente os relatos dos Evangelhos sobre a morte de Cristo. Mas, além dessas Paixões, estão preservadas oito cantatas compostas por Bach para esse período tão especial do calendário cristão e ainda uma cantata para o chamado Domingo de Ramos, o domingo anterior à Páscoa.

Com letra extraída de um coral de autoria do reformador Martin Lutero, a cantata Christ lag in Todes Banden (BWV 4) é a mais antiga das oito cantatas de Páscoa de Bach. Composta possivelmente para a celebração da Páscoa de 1707 na cidade de Mühlhausen, ela conserva ainda o antigo estilo das cantatas de Bach, baseado no moteto, gênero nascido na chamada Idade Média em que as vozes se sobrepõem umas às outras. Poucos anos depois, a partir de 1714, Bach substituiu esse estilo de fazer cantatas pelas formas inspiradas nas cantatas seculares italianas, baseadas nos madrigais e dotadas de recitativos e árias.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.