Nesta semana, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva aborda o caso do ex-jogador de futebol inglês e atual apresentador da BBC, Gary Lineker, suspenso após comentários políticos em sua conta pessoal no Twitter. Ocorre que a emissora sofreu vários boicotes e críticas e foi obrigada a recuar em sua decisão e, com isso, Lineker voltou ao ar. De acordo com o colunista, essa é uma questão que já está ficando meio clássica no jornalismo do século 21, a confusão entre o que os jornalistas escrevem ou dizem nas suas transmissões ou textos nos meios de comunicação para os quais trabalham e aquilo que falam nas suas redes sociais particulares.
Em sua conta de Twitter, Lineker diz não concordar com as novas políticas de imigração do Reino Unido e comparou a linguagem com que essas novas normas são descritas pelo governo britânico com um termo parecido com aquele que se usava na Alemanha nazista, e isso causou um grande furor entre os membros do governo britânico, o que aparentemente levou a direção da BBC a punir o ex-jogador com a suspensão. O fato, porém, é que houve muita repercussão: jogadores deixaram de dar entrevistas para a BBC e outros comentaristas esportivos da emissora decidiram não comparecer aos seus programas em solidariedade ao ex-atleta. “A audiência naquele fim de semana da BCC despencou, porque essa audiência é muito baseada nas programações esportivas e o Liniker é o grande astro dessa programação. Quando a BBC voltou atrás, não só permitiu que o Lineker voltasse ao seu programa como também anunciou que vai fazer uma revisão completa da sua política de uso dos meios sociais das plataformas das redes sociais pelo jornalistas”, diz Lins da Silva.
Independentemente de qualquer consideração, porém, o colunista revela que a BBC, considerada um grande ícone do jornalismo mundial, está passando por diversos problemas, inclusive uma greve – a maior em décadas da história da emissora – motivada pelos cortes de orçamento e pela demissão de algumas pessoas em suas regionais. “Mas, além disso, a BBC tem sofrido bastante com críticas de que se submete ao governo conservador britânico desde os tempos de Boris Johnson; de fato, a BBC sofre uma pressão muito grande dos conservadores, que estão no poder há muitos anos no Reino Unido, e essa pressão muitas vezes transparece como uma falta de imparcialidade por parte dos jornalistas, então, a BBC vive dias muito tumultuados.”
Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.