Propostas para o Plano Diretor da capital são apresentadas no “Fórum SP-23”

O objetivo é avaliar como anda a política urbana no município, que envolve as áreas de habitação, mobilidade, meio ambiente e uso do solo, entre outras

27/04/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

De acordo com o professor Nabil Bonduki, a segunda edição do fórum, que começou a ser realizado em 2021, tem por objetivo analisar, avaliar e fazer propostas sobre a política urbana de São Paulo, em particular sobre a revisão do Plano Diretor. O fórum vem sendo promovido por um conjunto amplo de instituições acadêmicas e profissionais, coordenado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e o IAB, e também participam a Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, a Escola da Cidade, a Uninove, a comissão de direito urbanístico da OAB, e o Centro de Estudos da Metrópole, que é uma instituição ligada ao Departamento de Ciência Política da USP.

“Portanto”, afirma Bonduki, “é um fórum que reúne a academia e as entidades profissionais para partilhar trabalhos de pesquisa, a maioria deles desenvolvida nas universidades, para poder avaliar como anda a política urbana no município de São Paulo, que envolve as áreas de habitação, mobilidade, meio ambiente, uso do solo e outras áreas que são tratadas no Plano Diretor de São Paulo. Como a revisão do Plano Diretor está neste momento em debate na Câmara Municipal, a partir de um projeto de lei enviado pela Prefeitura de São Paulo, esta segunda edição do Fórum SP-23 está muito focada em fazer propostas para essa revisão”.

O professor explica que entre segunda e quarta-feira foram apresentados 50 trabalhos nas 14 mesas temáticas do fórum. Em todas as mesas houve um relator que organizou e sistematizou as propostas de modo que o resultado será um caderno de propostas a ser encaminhado para a Câmara de Vereadores e para o Executivo e que será apresentado numa mesa de encerramento, hoje, quinta-feira, 27 de abril, na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie.

Bonduki convida a todos para conhecer o que está se propondo em temas como: habitação, onde uma das principais preocupações é garantir que a produção de habitação de interesse social, que recebe subsídios e incentivos da Prefeitura, possa ser destinada para aqueles que mais precisam; propostas sobre os eixos de estruturação da transformação urbana daquela região ao longo do sistema de transporte coletivo de massa onde se pretende rever algumas normas, por exemplo, a enorme quantidade de garagem que está sendo produzida nessa região, quando o objetivo dela era, principalmente, estimular o transporte coletivo; propostas para transição climática da cidade, por exemplo, a obrigatoriedade de se construir tanques de retenção para água da chuva nos lotes, evitando que tenhamos um acúmulo de água nas ruas, uma vez que o sistema de drenagem da cidade não aguenta os eventos extremos, com temporais cada vez mais frequentes que acontecem na nossa cidade e também temas emergentes que não tenham sido tratados no plano de 2014, como as questões de gênero, de raça e também as questões etárias, como a questão da cidade para as crianças. Em suma, teremos hoje a possibilidade de conhecer essas propostas e convidamos todos para através do YouTube da FAU-USP poder acompanhar essa sessão de encerramento e conhecer as propostas que serão muito importantes para a revisão do Plano Diretor de São Paulo.

Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.