Projeto demonumentaRA, da FAU USP, recebe prêmio internacional

O aplicativo, original e gratuito, com audioguias para acessar monumentos de São Paulo, é escolhido como o melhor na Categoria Impacto do X Festival Games Change Latin America”

05/12/2022 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

“O projeto demonumentaRA, desenvolvido integralmente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, está sendo premiado no X Festival Games Change Latin America, na Categoria Impacto”,  anuncia Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens, na Rádio USP (clique e ouça o player acima). “É um aplicativo original e gratuito, com audioguias para celulares, para acessar modelos 3D de 22 monumentos históricos da cidade de São Paulo.”

O demonumentaRA envolve alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Arquitetura e Design, com participação de outras unidades da USP, como o Instituto de Matemática e Estatística e o Museu Paulista. “É uma realização da Pró-Reitoria de Pertencimento e Inclusão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, tem recursos do Proac e apoio do STI USP e da Prefeitura do Campus da Capital.”

O aplicativo vem propiciando uma experiência única em realidade aumentada. “Esse jogo/exposição está disponível na Praça do Relógio da Cidade Universitária. O visitante usa um aplicativo gratuito, inteiramente desenvolvido na USP, que permite a interação com 22 monumentos construídos e implantados ao longo da história da cidade de São Paulo”, explica Beiguelman.”Estamos felizes com o reconhecimento. O presidente da Games for Change América Latina, Gilson Schwartz, que é professor de Produção de Games no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), destaca que esse festival insiste na ênfase de games com criatividade e impacto transformador com alta qualidade estética e áudio visual.”

Mas o reconhecimento do aplicativo demonumentaRA vai mais longe. “É um dos destaques do seminário on-line que o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, de Lisboa, promove no próximo dia 7 de dezembro. Entrem no site do MAAT e inscrevam-se para saber mais do nosso projeto nesse debate que vai discutir a relação entre as artes e as novas tecnologias”, convida Beiguelman.

O link é:

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.