Pesquisa recente aponta excesso na prescrição de colírios antibióticos

Eduardo Rocha afirma que o uso inadequado de antibióticos pode agravar problemas como alergias e irritações

 10/08/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Uma pesquisa publicada no Jornal da Academia Americana de Oftalmologia Pediátrica, realizada por pesquisadores do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, apontou que as prescrições de colírios antibióticos para o tratamento de conjuntivite foram maiores do que o necessário; além disso, o estudo indica que a procura por esses medicamentos aumentou durante a pandemia. Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha faz considerações acerca do uso inadequado de antibióticos.

Os microrganismos do corpo sempre buscam resistir a esses medicamentos, explica Rocha, fazendo com que “o desenvolvimento de novos produtos se torne uma corrida ingrata na busca de remédios igualmente eficientes”. O professor conta que a toxicidade, os efeitos colaterais e os custos para o sistema como um todo também são fatores que “fragilizam o modelo do uso de antibiótico de maneira indiscriminada”.

Rocha defende que, em função do olho vermelho se tratar de um sintoma que atinge os indivíduos de maneiras diferentes, isso traz dificuldades para diagnóstico e medicação, podendo, inclusive, agravar problemas como alergias e irritações causadas pelo uso inadequado dos antibióticos. Além disso, “há também uma percepção que culturalmente as pessoas se sentem melhor acolhidas, melhor atendidas quando recebem a prescrição do antibiótico, e essa cultura precisa ser mudada”.

Segundo o professor, o Brasil possui diretrizes para o uso de antibióticos, como, por exemplo, a compra do medicamento somente com prescrição médica. É preciso estar “cada vez mais atentos para o uso de antibiótico”.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.