Os riscos do abuso do álcool no carnaval

João Paulo Lotufo alerta também sobre o cigarro eletrônico, cuja venda a indústria do tabaco deseja tornar uma realidade no Brasil

 12/02/2024 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 15/02/2024 as 7:49

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, João Paulo Lotufo externa duas preocupações. A primeira tem a ver com a festa de Momo e o abuso de bebidas alcoólicas, “num país onde o uso do álcool não é regulamentado, pode-se beber em qualquer lugar […] parece que não dá para se divertir sem beber, não há controle para venda para menor de idade etc etc”. Lotufo cita o exemplo da Holanda, onde existem multas para quem beber nas ruas ou jogar uma lata de cerveja nos espaços públicos. “Existem regras, e aqui o que nós não temos são regras”. E as consequências, segundo ele, não se fazem esperar. ” São acidentes de carro por pessoas alcoolizadas, brigas, facadas, 50% do que se atende em postos de urgência são pessoas que exageraram na brincadeira”. Lotufo lembra que o controle disso num país onde não há regulamentação no uso de bebida alcoólica está dentro de casa.

A segunda preocupação está ligada ao cigarro eletrônico e a uma reunião da Anvisa, que, a pedido da indústria do tabaco, quer aprovar a venda do produto no País. “Desconhece-se o malefício deste que foi lançado como salvador da pátria para aqueles que não conseguem parar de fumar”, adverte Lotufo. “O problema é que o cigarro eletrônico está sendo lançado para a juventude e a comercialização importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos no Brasil desde 2009; em Julho de 2022, por votação unânime, a Anvisa aprovou o relatório que manteve a proibição,  importação e propaganda dos dispositivos eletrônicos para fumar”.

O colunista conclui com outra advertência: “Vamos abrir os olhos, porque esse é mais um fator que nos preocupa, estamos criando uma geração de dependentes de nicotina através do cigarro eletrônico. Isso vai aumentar muito as doenças relacionadas à dependência de nicotina. Cigarro eletrônico tem produtos cancerígenos e ele não deve ser utilizado pela nossa família. A família que fuma aumenta em 50% a chance de álcool e drogas na sua geração”.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.