Nove em cada dez indivíduos utilizam o celular para acessar a internet em São Paulo

População na cidade de São Paulo acessa mais a internet pelo celular do que por meio de outros dispositivos; classes D e E são as que menos acessam

 13/09/2023 - Publicado há 10 meses
Por

 

Mais de 50% dos usuários paulistas acessaram a rede por meio do celular – Foto: Freepik

Logo da Rádio USP

A Pesquisa Seade SP TIC aponta que 91% dos indivíduos em São Paulo com mais de 10 anos eram usuários de celulares em 2021. Porém, cerca de 3,3 milhões de pessoas não utilizaram esse dispositivo, concentradas nas classes D e E. Isso se deve ao fato de que existem barreiras econômicas e sociais que impedem uma parcela da sociedade de conseguir acessar a internet pelo celular ou até mesmo ter um. Mesmo assim, 57% dos usuários paulistas acessaram a rede por meio dele, o que representa 17,6 milhões de residentes. Dentre as classes C e D, 70% só se conectavam pelo celular.

Internet

Ainda segundo a pesquisa, essa concentração de acesso à internet por meio do celular limita as habilidades digitais, já que há uma tendência de os usuários ficarem dentro de sua “bolha”. No Estado de São Paulo, oito em cada dez usam a internet pelo celular. 

A forma de pagamento se destaca: 65% contrataram o plano pré-pago, enquanto 33% escolheram o pós-pago. Nas classes D e E, 75% utilizavam o plano pré-pago. Isso acaba limitando o uso, como a busca por informações, acesso a serviços ou informações. 

Quanto ao tipo de conexão utilizada, o estudo mostrou que a maioria dos paulistas que acessava a rede pelo celular usava o wi-fi, em vez de conexão móvel – 3G ou 4G. Isso porque a maioria dos acessos acontecia dentro dos domicílios, economizando os dados móveis. 

*Sob supervisão de Paulo Capuzzo

Boletim Panorama Paulista é uma parceria Rádio USP e a Fundação Seade
Produção: Paulo Emira
Co-produção - Cinderela Caldeira, Tulio Shiraishi, Julia Estanislau
Edição - Rádio USP
Mensalmente, quarta-feira, 8h35
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br/atualiadades, ou nos principais agregadores de podcast


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.