No Beco do Pinto, as águas do esquecido Tamanduateí

Intervenção de Maurício Adinolfi questiona a crise hídrica do País

 31/01/2022 - Publicado há 2 anos
Por

 

Logo da Rádio USP

“Caronte 7 Voltas é a intervenção de Mauricio Adinolfi no Beco do Pinto. Traz à tona um mundo esquecido da cidade de São Paulo: seus rios”, destaca a professora Giselle Beiguelman em sua primeira coluna de 2022. “Ao bombear a água de uma nascente que corre sob o Solar da Marquesa de Santos, para escorrer continuamente sobre um barco, faz com que as águas do Tamanduateí subam a colina histórica.”

Giselle explica que o título Caronte 7 Voltas remete à figura do barqueiro Caronte, da mitologia grega. “Ele transportava as almas dos mortos em direção ao inferno de Hades. Na temporalidade geológica em que vive a malha hídrica da metrópole, esses mortos têm pouco mais de um século. Eles nos lembram que estamos na última curva das sete voltas do Tamanduateí. Ou Rio das Sete Voltas, que é uma das traduções do nome do rio na língua dos povos originários.”

A arte de Maurício Andinolf tem uma longa e estreita relação com a dimensão social das águas. “A lista de obras em que se dedica aos modos de fazer dos trabalhadores do mar e dos rios cobre um arco diversificado de propostas de mais de dez anos”, observa. “Em seus trabalhos sobre o mar e os rios, Adinolfi vem discutindo, também, as catástrofes do capitaloceno, como em Calado do Cais (2016), quando fincou uma série de barcos nas areias da praia do Gonzaga, chamando a atenção para o impacto do aprofundamento do canal do porto de Santos na Ponta da Praia, hoje praticamente inundada pelo mar.  Com o Caronte 7 Voltas ele escreve outra página dessa história fúnebre de nossas águas, em sincronia com um momento em que vivemos uma aguda crise hídrica no País.”

Giselle convida a todos os ouvintes e leitores para observar a intervenção. “Sem nostalgia de um passado mítico, o Caronte 7 Voltas escorre, beco abaixo, procurando outros caminhos para pensar a ressignificação do espaço e outros possíveis futuros da cidade.”

A intervenção fica até 20 de março no Beco do Pinto, Rua Roberto Simonsen, 136, no Centro Histórico de São Paulo. Com entrada gratuita, vale ver e refletir.


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.