Não existe idade para falar sobre drogas com os filhos

João Paulo Lotufo assegura que a conversa em família é a melhor forma de alertar os filhos e mantê-los afastados do uso de drogas, sejam lícitas ou ilícitas

 19/06/2023 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 20/06/2023 às 8:03

Logo da Rádio USP

Existe idade para falar sobre drogas com os filhos? Não tem idade, responde João Paulo Lotufo. “Para crianças menores, o exemplo dos pais é a melhor maneira de se falar sobre drogas, é a atitude principal para evitar que seus filhos utilizem drogas. Para as crianças do fundamental 1, contar histórias, discutir vídeos ou até algumas propagandas que passam na TV vale a pena, mas a postura dos pais quanto ao álcool e drogas ainda é o principal fator de proteção das crianças.” Para essa faixa etária, o programa Dr.Bartô e os Doutores da Saúde tem um material rico em contação de histórias e livretos. “Já no fundamental 2, temos material sobre drogas ilícitas: maconha, narguilé, cigarro eletrônico, apropriados para essa faixa etária; em nosso projeto piloto, famílias que discutiam o assunto de drogas em casa tinham 60% a menos experimentação de cigarro, álcool, maconha e crack do que aquelas que não conversavam.”

O colunista afirma que conversar em casa melhora muito o relacionamento familiar e o alerta nessas questões. “Como não conversar se até antes dos 10 anos já há experimentação de álcool, tabaco, maconha, etc.? O erro mais comum que eu vejo nas famílias que atendo são o pai querendo ensinar seu filho a beber com 13 anos – se o filho bebe com o pai, vai beber com os amigos, e aí, geralmente, a quantidade é outra; o pai introduzindo a maconha para ser um cara legal, jovem, participante, isso tudo é fria. Lembro que, em todas as faixas etárias, o exemplo dentro de casa e a discussão de assuntos em família são bons protetores. Invista na sua família.” Lotufo – que este mês estará em vários municípios do Estado de São Paulo com um programa de palestras e orientações – lembra que todo o conteúdo de material de prevenção encontra-se no site Dr. Bartô.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.