Um trabalho de prevenção que repercute nos mais jovens

João Paulo Lotufo nos conta que foi procurado por um adolescente no Hospital Universitário, ansioso por conhecer o autor dos livrinhos de prevenção às drogas que leu na infância

06/09/2022 - Publicado há 2 anos

João Paulo Lotufo nos relata, em sua coluna desta semana, que um professor de matemática da Escola de Aplicação da USP lhe enviou uma carta de uma mãe que disse ter visto a foto do Dr. Bartô no Instagram e lembrou que o filho dela, Flávio, faria qualquer coisa para conhecer o personagem, por conta das histórias que ele, o filho, foi colecionando desde os 9 anos de idade, a cada vez que ia com a mãe ao pediatra, no ambulatório do Hospital Universitário da USP. Segundo a mãe, o menino disse: “Ele é igualzinho aos desenhos das historinhas”.

Sem tardar, João Paulo Lotufo marcou então um encontro com aquele garotinho, que hoje tem 15 anos .”O Flávio e a sua família estiveram no ambulatório do Hospital Universitário. Nas mãos de Flávio, os livretos do Marcelinho miado, a Névoa assassina e o Sumiço do vovô.”

“E aí eu tive a oportunidade de sentir o que esse material de prevenção de droga faz na vida de uma criança, hoje já um adolescente. E, na verdade, isso nos estimula a continuar trabalhando na prevenção das drogas; teremos esta semana várias palestras on-line em escolas e palestras presenciais, tornando pública a nossa ideia de prevenção de drogas através do que chamamos aconselhamento breve.”

Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.