Fapesp: 60 anos dedicados à ciência, pesquisa e à inovação

As pesquisas não param, pois, segundo Glauco Arbix, a agência anunciou novos investimentos, no valor de R$ 1 bilhão para o próximo período

 07/06/2022 - Publicado há 2 anos

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) completa 60 anos em 2022, totalizando, portanto, seis décadas dedicadas à ciência, à pesquisa e à inovação. As comemorações incluíram um concerto de música clássica em homenagem às mais de 650 mil vítimas da covid no Brasil, “muitas das quais poderiam ter sido evitadas se não fosse a irresponsabilidade do governo federal”, argumenta Glauco Arbix. A despeito disso, contudo, a Fapesp anunciou novos investimentos em pesquisas, no valor de cerca de R$ 1 bilhão para o próximo período. Deverão ser criados três centros de pesquisa em engenharia, um deles em parceria com uma indústria farmacêutica e com o hospital Albert Einstein na área de imuno-oncologia. “Esses três centros se somam aos 15 outros que já mantêm, já financia há um bom tempo e cuja missão é apoiar a pesquisa.”

Em 60 anos de atividade, a Fapesp distribuiu mais de 180 mil bolsas de apoio à formação de novos pesquisadores, nas mais diversas áreas. Outro dado a ser mencionado é o fato de a Fapesp estimular a formação de pesquisa direcionada à manutenção de políticas públicas de qualidade. Diante desses dados, Arbix conclui: “A Fapesp é uma referência para todos nós e merece os nossos parabéns. Sem a Fapesp, a pesquisa paulista e a inovação perderiam muito da força que conseguiram acumular”. Assim como o Brasil perderia hoje sua principal agência de fomento e pesquisa.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.