Contato com o meio ambiente é vital para a saúde física e mental

É a dica do professor Paulo Saldiva, que argumenta que a sensação de bem-estar propiciada pelo contato com a natureza contribui para o melhor funcionamento do nosso organismo

 02/05/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição de sua coluna, Paulo Saldiva fala sobre os benefícios físicos e mentais advindos do contato com a natureza. A sensação de bem-estar propiciada por esses momentos manifesta-se, segundo o colunista, na alteração dos hormônios que controlam processos inflamatórios, na melhora do sistema imunológico, fortalecendo a proteção contra micro-organismos, e do funcionamento do cérebro. Um grupo de pesquisadores britânicos publicou recentemente, numa revista especializada, um artigo no qual faz um resumo sobre os benefícios do contato com a natureza para a saúde mental do ser humano. “A preservação dos nossos ecossistemas está dentro de um conceito chamado de saúde única, ou saúde planetária, em que é tornado evidente que temos uma ligação intrínseca, atávica e, inclusive, de saúde com o meio ambiente natural”, argumenta Saldiva.

Para viver melhor, conclui ele, é importante que tenhamos uma natureza preservada, “seja ela natural ou recomposta por nossos ambientes urbanos”.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.