Computador consegue prever chegada de equipe de futebol ao campo de ataque

O software utiliza uma inteligência artificial baseada em redes neurais convolucionais profundas, por meio das quais extrai métricas dos jogadores em campo

 16/12/2022 - Publicado há 1 ano

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago fala sobre o trabalho Usando o aprendizado de máquina para prever a entrada na zona de ataque no futebol, do qual é um dos autores. Neste estudo, segundo o professor, uma inteligência artificial consegue prever com cinco segundos de antecedência a chegada da equipe adversária ao ataque. “Isso se torna muito importante, porque é possível que métricas sejam utilizadas para determinação de desempenho, construção de melhores modelos de treino e, até mesmo, para entender melhor a dinâmica de jogo”, afirma Santiago.

O novo software, segundo o professor, foi programado com lances de jogos que já aconteceram, porém, ele acredita que em breve será possível realizar a análise em tempo real, mas lembra que o programa prevê a chegada ao campo de ataque e não a real possibilidade de gol da equipe adversária.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.