Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre as datas comemorativas do mês de outubro, em relação à saúde. Dias 15 e dia 18, respectivamente, são comemorados o Dia do Professor e do Dia do Médico. Assim, Rocha diz que esses dois profissionais têm características peculiares e assimila que o médico é também um professor, já que seu comportamento frente ao paciente, sua ética, a maneira de adquirir conhecimento e sua humildade se tornam modelo para o aluno.
“O professor, de maneira geral, multiplica o seu saber, a sua motivação e a sua maneira de agir, uma vez que ensina também pelo exemplo”, afirma o especialista. Rocha comenta também sobre o médico oftalmologista Arthur Conan Doyle, autor das histórias do detetive Sherlock Holmes, que deu, a muitos de seus personagens, características de seus professores durante a faculdade no Reino Unido.
Além disso, Rocha fala sobre a palestra remota do professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Mario José Abdalla Saad, na qual o médico aborda a Diabetes mellitus e a metformina, medicamento usado no tratamento da enfermidade. Rocha conta que Saad descobriu, nas manifestações relatadas pelos pacientes que usavam a metfmormina para tratar a diabete, indícios de atuação de “mecanismos de ação para o controle da glicemia”, mas que, de início, poucas pessoas se atentaram para o relato dos pacientes e as informações científicas. Para Rocha, essa é uma situação em que é possível ver que “a humildade em relação ao paciente é uma coisa que se aprende todos os dias”.
O professor ainda cita o Dia Mundial da Visão, celebrado no dia 8 de outubro, e diz que, devido ao trabalho de professores médicos oftalmologistas, além de outras especialidades, foi possível aprender a cuidar da saúde visual dos pacientes. Assim, Rocha faz homenagem a Almiro Pinto Azeredo, “um dos últimos professores da primeira leva a serem trazidos a Ribeirão Preto para a fundação da Faculdade de Medicina” e pioneiro na saúde ocular e ensinamento da Oftalmologia.
E quem também é homenageado pelo especialista é o professor Newton Kara José, titular da USP e da Unicamp, segundo Rocha. “Maior que a importância de tratar e curar os pacientes, José conseguiu mostrar que saúde ocular é item importante de uma comunidade saudável, conta o professor. Médico, oftalmologista ou não, deve estar ciente dos cuidados, da assistência e das necessidades também da saúde visual da população”, afirma Rocha.
Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.
Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.
.