Nessa semana ocorreu o Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, no Rio de Janeiro, e João Paulo Lotufo teve a oportunidade de participar levando dois temas: Tabagismo: Uma Doença Pediátrica e Cigarro Eletrônico. Normalmente esses temas não ocupam um lugar nos congressos, mas foi interessante porque ambas as salas estavam lotadas. Talvez com número superior a cerca de 300 pessoas entre professores, pediatras, pneumopediatras e residentes de pediatria.
A atenção pelo tema é porque todos conhecem alguém que usa ou já usou cigarro eletrônico e já foram indagados sobre o benefício ou malefício dos mesmos apesar da proibição de venda no País ter sido reforçada pela Anvisa. O cigarro eletrônico está produzindo uma geração de jovens dependentes de nicotina. A intoxicação está muito maior que o cigarro normal produz. “O jovem diz, eu fumo porque eu quero, e a hora que eu quiser parar eu paro, mas aí muitos já serão dependentes de nicotina e outros já estarão caminhando para outras drogas.
O projeto Doutor Bartô lançará, dia 28 de agosto, um programa de prevenção para escolas públicas e privadas sobre tabagismo com várias intervenções via internet. Veja tudo em www.doutorbarto.com.br
Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.