A sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) resume a agenda ambiental, social e de governança que anima as últimas esperanças de quem defende um sistema econômico mundial sustentável, justo e transparente. Para Elon Musk, aliado do presidente Jair Bolsonaro, que se propõe a explorar as telecomunicações na Amazônia e se diz libertário e ultraliberal, a defesa de metas ambientais, sociais e de controle social sobre empresas privadas, as propostas ESG são uma farsa. Para o empresário, elas só atrapalham o pleno desenvolvimento dos mercados e a criação de riquezas.
Para o colunista Gilson Schwartz, o empresário cumpre o papel de herói ou “mito” negacionista, atuando como garoto-propaganda de um governo disposto a destruir a democracia, o meio ambiente e o desenvolvimento nacional.
Iconomia
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.