Inclusão de mulheres em cargos de liderança aumenta desempenho de empresas

Para Luciana Morilas, mulheres líderes nos empreendimentos aumentam índices e lucratividade, mas preconceito ainda dificulta a ascensão feminina

 05/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 08/07/2022 as 10:33
Por
O costume de ver homens como líderes faz com que as próprias mulheres não acreditem que são capazes de ocupar cargos de liderança – Foto: Freepik
Logo da Rádio USP

A presença de mulheres na liderança de empresas é cada vez maior. E não se trata de incluí-las apenas para ser ter a aprovação dos consumidores, mas de uma política consistente, fundamentada, que traz resultados e precisa ser respeitada e implementada pelas organizações. Essa é a análise da professora Luciana Morilas, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, sobre a tendência mundial de crescimento do número de mulheres em cargos de direção nos últimos dez anos.

Professora Luciana Morilas – Foto: Habeas Data/FEA-RP/USP

De acordo com Luciana, a meta de “eliminar a discriminação no emprego”, proposta no sexto princípio do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), é um dos principais fatores que impulsionaram a presença feminina nas lideranças de empresas mundiais. Mesmo não se tratando de uma lei internacional ou código de conduta obrigatório, o pacto conta com cerca de 8 mil empresas em 161 países diferentes.

Esse crescimento trouxe diversos pontos positivos para o meio empreendedor, já que “a presença de mulheres em cargos altos aumenta o índice ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e potencializa a lucratividade das empresas”, conta a professora.

Luta contra o preconceito é necessária

Mesmo com os bons indicadores e resultados favoráveis, Luciana acredita que mulheres em cargos de liderança ainda sofrem com o preconceito. Ela destaca que “o costume de ver homens como líderes faz com que as próprias mulheres não acreditem que elas são capazes de ocupar cargos de liderança”.

Como forma de combater as dificuldades, a professora destaca o papel de medidas como “criação de metas quantitativas, para que as empresas ocupem os cargos de liderança com uma porcentagem estipulada de mulheres; a igualdade nas obrigações domésticas, que estruturalmente sobrecarrega as mulheres, e a implementação de contratações às cegas, apenas pelo conhecimento e características dos candidatos”. Essas medidas melhoram sensivelmente a discriminação e aumentam a presença de mulheres em posições importantes, afirma Luciana.

Com a adoção dessas práticas, a professora crê que “a igualdade de tratamento entre homens e mulheres só traz benefícios a respeito da natureza e características de cada pessoa, garantindo um ambiente mais harmônico, decisões mais assertivas e mais lucro”. A tendência é que esse aumento siga positivo nos próximos anos, “e toda a sociedade só tem a se beneficiar com isso”, explica Luciana.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.