Aquecimento global pode agravar produção mundial de alimentos

Glauco Arbix alerta que eventos climáticos extremos atingem especialmente países com população altamente vulnerável, aumentando a fome e a desiguldade no mundo

 01/08/2023 - Publicado há 11 meses

Na coluna desta semana, o professor Glauco Arbix comenta a questão do clima no mundo.  Segundo ele, nós estamos vivendo uma ocorrência cada vez maior daquilo que se chama de eventos climáticos extremos. O professor lembra que, no mês de fevereiro, as chuvas registradas no Litoral Norte de São Paulo foram “as piores já registradas no Brasil, causando devastação, deslizamentos e 65 mortes”.
Da mesma forma, menciona que, há poucos dias, os Estados do Sul e do Sudeste enfrentaram os efeitos de um ciclone extratropical com ventos de mais de 100 km/h, que deixaram pessoas desabrigadas, sem energia, transtornos nos aeroportos, nas rodovias, na agricultura.
Arbix explica que esse cenário descrito é “cada vez mais comum no Brasil e no mundo, são chamados eventos climáticos extremos, períodos prolongados de seca, chuva em regiões específicas, ondas de frio etc. Eles, na verdade, causam estragos simultaneamente em várias partes do mundo: aqui no Brasil, na Austrália, nos Estados Unidos, na Argentina, na Índia”.
Embora alguns neguem, o professor explica que tudo tem a ver com o aquecimento global e agora estamos chegando numa situação bastante crítica. “É que essa variação do tempo provoca, além de doenças, uma asfixia da produção mundial de alimentos, trazendo maior insegurança alimentar para o mundo”, alerta Arbix, destacando que embora os impactos  atinjam a todos, os mais negativos são para os países emergentes, “como nós, que temos populações altamente vulneráveis”.

Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.