Alterações climáticas e poluição do ar são responsáveis por mudanças extremas

“Precisamos reorientar nossos rumos e o que queremos do planeta”, diz Paulo Saldiva

 11/12/2023 - Publicado há 3 meses
Por

Eu gostaria de utilizar essa janela de oportunidade para olharmos para trás pelo que tem acontecido na questão ambiental nos últimos meses. Nós presenciamos deslizamentos, extremos de temperatura, proliferação de doenças infecciosas que são mediadas por vetores que, por sua vez, são favorecidos pelas alterações climáticas.

Todo final de ano a gente procura fazer um balanço das nossas vidas e agora, no caso da questão ambiental, que está afetando diretamente as nossas vidas, a vida de todos nós, das pessoas que a gente gosta e, enfim, dos tempos atuais. As questões climáticas, a poluição do ar deixaram de ser um assunto que frequenta as páginas da ciência, da página de saúde, para fazer parte do nosso cotidiano.

Como é que a gente vai resolver isso? Depende muito da mobilização da sociedade, do diálogo profundo entre a sociedade, a comunidade, o setor da ciência e também as áreas governamentais. Talvez a força e, digamos, a dramaticidade do que nós estamos experimentando – e temos pela frente um cenário, digamos, não muito auspicioso – nos dê as condições para que possamos reorientar os nossos rumos, reorientar o que nós queremos do planeta. Afinal, nós vivemos num só planeta, dependendo de todas as formas de vida e de fenômenos naturais. Um abraço para todos e que o ano que vem seja melhor para os brasileiros.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.