USP Especiais #52: Renato Russo e a legião de ideias

Programa trata do trabalho poético do autor nas músicas e nas letras

 28/04/2021 - Publicado há 3 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #52: Renato Russo e a legião de ideias
/

A linguagem direta e, ao mesmo tempo, sofisticada de Renato Russo cativa um público cada vez maior e faz da Legião Urbana quase uma religião. Ao mesmo tempo, a profundidade de sua poesia e da sua música, às vezes, é encoberta pelo poder que a banda teve e tem de arrebanhar multidões.

Em seu início, a banda brasiliense viveu o período da ditadura militar, o que transparece de forma flagrante nas letras, no jeito de fazer música, nas situações vividas e nas apresentações. Por outro lado, suas canções também carregam um lirismo que flerta com a literatura, e a temática do amor sublime percorre toda a produção.

Lendo a realidade ao seu redor com muita sensibilidade, Renato Russo trata de nossa história, nossa política e nossa sociedade. Ele nos dirigiu seus pensamentos mais íntimos de modo direto. Cabe a nós, agora, refletir Que país é esse?, quem são os Pais e Filhos, os Índios, o Faroeste Caboclo de um país insensível aos seus…

“Eu só fui sentir as letras do meu filho depois que ele foi embora…” (Maria do Carmo Manfredini, mãe de Renato Russo)

Acompanhe!

_________________________________________________________________

Créditos do programa

Apresentação, roteiro e montagem: Eduardo de Oliveira

Voz adicional: Raquel Novaes

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.