USP Especiais #41: Canções de Natal dos anos 1930 a 1950

O programa traz uma seleção de canções natalinas do álbum “Feliz Natal”, da gravadora Revivendo, atuante na coleção de discos raros

 16/12/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:52
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #41: Canções de Natal dos anos 1930 a 1950
/

Nos anos 30, 40 e 50, as marchinhas eram bem presentes na música popular e no cotidiano das pessoas. E, nelas, o tema de Natal ganhava todo sabor e frescor próprio daquela época.

Nesta coleção ouviremos Alda Verona, uma das sopranos mais populares da época, cantando a canção Papai Noel, em gravação de 1933. Teremos Francisco Alves cantando Meu Natal, dele e Ary Barroso, ilustrando para nós as belas linhas melódicas da época. Carmen Miranda está presente com Recadinho de Papai Noel, em gravação de 1935. Para as comemorações natalinas de 1949, o grande Dick Farney canta Feliz Natal, deixando nada a dever para os grandes cantores americanos daquela época. Dalva de Oliveira canta uma versão tradicional de Adeste Fidelis de uma maneira encantadora. Tem também Hebe Camargo, Angela Maria e muito mais.

A qualidade musical dos arranjos e interpretação chama nossa atenção, cujas gravações, não esqueçamos, eram por um meio exclusivamente analógico. Nesse processo, a exigência técnica era muito maior, tendo em vista a ausência dos recursos tecnológicos de edição que temos hoje. Na interpretação, ouvimos aquele jeito de cantar impostado próximo do canto lírico. Nas letras, notamos as particularidades de uma poesia e um vocabulário mais próximo da literatura.

Curta, valorize e compartilhe este nosso cartão sonoro de Natal!

__________________________________________________________________________

Créditos do programa

Roteiro e pesquisa sonora: Amanda Ferraresi

Locução: Cido Tavares e Vitor Ramirez

Montagem: Vitor Ramirez


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.