USP Especiais #40: Canções de Natal dos anos 1930 a 1950

USP Especiais #40: Canções de Natal dos anos 1930 a 1950
USP Especiais

 
 
00:00 / 54:47
 
1X
 

Nos anos 30, 40 e 50, as marchinhas eram bem presentes na música popular e no cotidiano das pessoas. E, nelas, o tema de Natal ganhava todo sabor e frescor próprio daquela época.

Nesta coleção ouviremos Alda Verona, uma das sopranos mais populares da época, cantando a canção Papai Noel, em gravação de 1933. Teremos Francisco Alves cantando Meu Natal, dele e Ary Barroso, ilustrando para nós as belas linhas melódicas da época. Carmen Miranda está presente com Recadinho de Papai Noel, em gravação de 1935. Para as comemorações natalinas de 1949, o grande Dick Farney canta Feliz Natal, deixando nada a dever para os grandes cantores americanos daquela época. Dalva de Oliveira canta uma versão tradicional de Adeste Fidelis de uma maneira encantadora. Tem também Hebe Camargo, Angela Maria e muito mais.

A qualidade musical dos arranjos e interpretação chama nossa atenção, cujas gravações, não esqueçamos, eram por um meio exclusivamente analógico. Nesse processo, a exigência técnica era muito maior, tendo em vista a ausência dos recursos tecnológicos de edição que temos hoje. Na interpretação, ouvimos aquele jeito de cantar impostado próximo do canto lírico. Nas letras, notamos as particularidades de uma poesia e um vocabulário mais próximo da literatura.

Curta, valorize e compartilhe este nosso cartão sonoro de Natal!

__________________________________________________________________________

Créditos do programa

Roteiro e pesquisa sonora: Amanda Ferraresi

Locução: Cido Tavares e Vitor Ramirez

Montagem: Vitor Ramirez