Minuto Saúde Mental #16: Transtorno borderline é o mais comum dentre os vários transtornos de personalidade

Pessoas com transtorno borderline costumam apresentar muitos comportamentos impulsivos e de grande instabilidade emocional, que podem ser responsáveis pelas mudanças súbitas de humor e confundidos com o transtorno bipolar

 27/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 31/05/2021 as 13:28
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #16: Transtorno borderline é o mais comum dentre os vários transtornos de personalidade
/

O transtorno borderline é o tema do podcast Minuto Saúde Mental desta semana. Segundo professor João Paulo Machado de Sousa, esse é o transtorno mais comum dentre os vários transtornos de personalidade listados nas classificações diagnósticas atuais da psiquiatria.

Os transtornos de personalidade são padrões de pensamento ou comportamento que diferem de maneira perceptível do jeito que a maioria das pessoas pensa ou se comporta e que perduram ao longo do tempo. No caso do transtorno borderline, especificamente, a pessoa costuma apresentar muitos comportamentos impulsivos e grande instabilidade emocional. “O transtorno de personalidade borderline, diz o professor, pode ser o responsável pelas mudanças súbitas de humor que muita gente confunde com o transtorno bipolar, do qual já falamos aqui no Minuto Saúde Mental.”

A pessoa que sofre de transtorno borderline costuma sentir as emoções, sejam elas positivas ou negativas, de maneira muito intensa. O comportamento impulsivo é um traço importante desse transtorno, a pessoa pode expor-se facilmente a situações de risco, como o uso de álcool e drogas em níveis preocupantes, direção perigosa e agressão contra si ou outras pessoas.

As pessoas que sofrem de transtorno de personalidade borderline tendem a se envolver em romances ou amizades de forma muito intensa e rápida, com frequência apresentando comportamentos controladores ou de ciúme doentio, que acaba por afastar os outros. Embora possa ser difícil, é muito importante tentar fazer com que a pessoa identifique esses comportamentos e possa buscar terapia – principal modalidade de tratamento indicada nesses casos – e o que mais for necessário para melhorar sua qualidade de vida.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.